O Reagrupamento Nacional (RN) continua a consolidar sua liderança nas pesquisas de opinião, uma semana antes das eleições parlamentares antecipadas do país, em grande parte às custas do bloco centrista do presidente Emmanuel Macron.
O apoio ao partido de extrema-direita de Marine Le Pen foi de 36% em uma pesquisa da Elabe publicada neste domingo (23), no La Tribune Dimanche. Isso está à frente dos 27% da aliança de esquerda Nova Frente Popular e de apenas 20% de apoio ao movimento de Macron. Em outra pesquisa da Ipsos publicada no domingo, o índice de aprovação de Macron caiu 4 pontos percentuais, para 28%.
O presidente francês dissolveu a Assembleia Nacional e convocou uma votação legislativa rápida depois que seu grupo foi derrotado nas eleições para o Parlamento Europeu deste mês.
A primeira rodada de votação está programada para 30 de junho e a segunda para 7 de julho. A previsão do número de cadeiras que cada partido poderá obter é complicada devido ao sistema eleitoral de dois turnos da França. Uma projeção feita pela Elabe mostra que o Reagrupamento Nacional e os candidatos afiliados poderiam ter de 250 a 280 legisladores no próximo parlamento, menos do que os 289 necessários para uma maioria absoluta.
As pesquisas publicadas no sábado também mostraram o RN construindo uma liderança considerável, com uma projeção mostrando que ele tem pelo menos uma chance de obter a maioria absoluta.
A Elabe entrevistou 2.002 pessoas on-line entre 19 e 21 de junho. A Ipsos entrevistou 1.000 pessoas on-line entre 19 e 20 de junho