Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) indica que a aprovação à atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manteve em 54%, mesmo patamar do mês de outubro. Durante o primeiro ano deste mandato, essa aprovação variou entre 51% e 56%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Já a desaprovação é de 43%. Outros 3% não souberam ou não responderam. Na pesquisa anterior, em outubro, a desaprovação era 42%, um ponto mais baixa. A desaprovação do governo chegou a seu patamar mais baixo no ano, tendo variado entre 28% e 43% em 2023.
A pesquisa fez 2.012 entrevistas presenciais entre 14 e 18 de dezembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança, 95%.
Já em relação ao governo, a pesquisa voltou a ter variação negativa. São 36% os que aprovam a administração do petista (eram 38% em outubro) — oscilação dentro da margem de erro estimada para o levantamento, de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos. Outros 29% desaprovam a gestão federal (mesma taxa verificada na pesquisa anterior) e 32% classificam o trabalho do governo como regular (contra 29% que faziam essa avaliação há dois meses).
Em agosto, a distância entre os grupos que aprovam e desaprovam o trabalho do Executivo federal era de 18 pontos percentuais, margem que agora baixou para apenas sete pontos.