sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Pesquisa: o eleitorado que mais apoia e o que mais rejeita Moro presidente
terça-feira 23 de novembro de 2021 às 11:05h

Pesquisa: o eleitorado que mais apoia e o que mais rejeita Moro presidente

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ex-juiz Sergio Moro aparece com 10,7% das intenções de voto no principal cenário para a eleição presidencial de 2022 levantado pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 16 e 19 de novembro. Mas há alguns recortes do eleitorado onde o ex-herói da Operação Lava Jato vai um pouco melhor.

De acordo com a revista Veja, o principal deles é entre os eleitores que possuem curso superior: nessa faixa ele consegue 14,9% das intenções de voto, supera Ciro Gomes (PDT) com folga (que tem 9,1%) e obtém a menor diferença para Luiz Inácio Lula da Silva (que tem 24,6%) entre todos os segmentos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Outra faixa onde Moro vai bem é a de moradores da Região Sul, onde o ex-ministro, que é de Maringá (PR) e se projetou nacionalmente como magistrado em Curitiba, atinge 14,7% das intenções de voto.

O ex-juiz também vai melhor entre os eleitores mais velhos: tem 12,1% entre aqueles com idades entre 45 e 59 anos e 13,3% entre os que têm mais de 60 anos.

Já o recorte do eleitorado onde o ex-juiz tem mais dificuldades é o de jovens: entre os eleitores de 16 a 24 anos ele tem apenas 7,7% das intenções de voto.

Embora não seja pouco para um candidato recém-lançado, Moro também tem um índice menor no Nordeste, onde chega a 8,3%.

Fechando a lista dos três segmentos do eleitorado onde ele vai pior vem o dos eleitores do ensino médio, onde Moro alcança 8,7%.

Pódio

No principal cenário, segundo o Paraná Pesquisas, a taxa de 10,7% de intenções de voto alcançada por Moro o coloca em terceiro lugar atrás apenas de Lula (34,9%) e Bolsonaro (29,2%) e à frente de Ciro (6,1%). Na sequência, aparecem o tucano João Doria (3,1%), o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, do DEM (1,2%) e o senadores Simone Tebet, do MDB (0,6%), Alessandro Vieira, do Cidadania (0,4%), e Rodrigo Pacheco, do PSD (0,4%). Nesta situação, 9,9% dizem que não votarão em nenhum, em branco ou nulo. Outros 3,5% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa ouviu 2.020 eleitores em 164 municípios de todos os estados e no Distrito Federal por meio de entrevistas presenciais.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!