Pesquisa Ipespe/XP divulgada nesta sexta-feira (23) sobre a corrida ao Planalto mostra Lula (PT) em primeiro lugar, com 46% das intenções de voto, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL). Em relação à rodada publicada no final de agosto, o petista oscilou 3 pontos percentuais para cima, no limite da margem de erro, enquanto o presidente da República se manteve estável.
Ciro Gomes (PDT) oscilou de 9% para 7%, e Simone Tebet (MDB), de 5% para 4%. O pedetista e a emedebista estão tecnicamente empatados. Os demais candidatos têm 1% ou menos. Os brancos e nulos somam 5%, e os que não souberam/não responderam, 3%.
Num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 54% das intenções de voto, contra 37% do presidente. O petista oscilou um ponto percentual para cima, e o presidente, um para baixo.
Foram entrevistados 2.000 eleitores, por telefone, entre os dias 19 e 21 de setembro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-08425/2022.