Pesquisa do Ipespe divulgada nesta segunda-feira (12) mostra conforme O Globo, a deputada Marília Arraes (Solidariedade) consolidada na liderança da disputa pelo governo do estado, com 35% das intenções de voto. Neta do ex-governador Miguel Arraes, a candidata marcava 31% em agosto.
Quatro candidatos estão tecnicamente empatados na segunda posição, agora com Anderson Ferreira (PL) numericamente à frente. O correligionário do presidente Jair Bolsonaro (PL) é citado por 13% dos eleitores pernambucanos. Têm 12% cada os candidatos Raquel Lyra (PSDB) e Danilo Cabral (PSB), este último apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já Miguel Coelho (União Brasil) marca 10% no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa é estimada em três pontos percentuais para mais ou menos.
Os eleitores que disseram ter a intenção de votar em branco ou nulo no primeiro turno para governador são 9%, enquanto 10% não responderam. O candidato Pastor Wellington (PTB) foi citado por 1% dos entrevistados. Os demais nomes testados não pontuaram.
Os dados foram divulgados pelo jornal “Folha de Pernambuco”. O Ipespe entrevistou por telefone 1 mil eleitores do estado no período entre 7 e 9 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais. O número de identificação no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o PE-09209/2022.