Pesquisa Ipespe divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial com 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 26%.
Os ex-ministros Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) vêm na sequência com 9% e 7%, respectivamente —eles estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 2%. A seguir vêm Eduardo Leite (PSDB), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe D’Ávila (Novo), todos com 1%. Doria, Leite, Tebet, Janones e D’Ávila empatam dentro da margem com Ciro, mas não com Moro.
Veja a seguir o resultado do cenário testado para o 1º turno
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 26%
- Sergio Moro (Podemos): 9%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- João Doria (PSDB): 2%
- Eduardo Leite (PSDB): 1%
- Simone Tebet (MDB): 1%
- André Janones (Avante): 1%
- Felipe D’Ávila (Novo): 1%
- Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 2%
A pesquisa Ipespe foi realizada no período de 21 a 23 de março e contratada pela XP Investimentos. Foram ouvidos 1.000 entrevistados de 16 anos ou mais em todas as regiões do país. O índice de confiança é de 95,5% e o número de protocolo junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-04222/2022.
O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.