Avaliação do governo de Claudio Castro no Rio
A gestão do governador Claudio Castro (PL), candidato a reeleição, é considerada ruim ou péssima por 23% dos entrevistados. Esse grupo correspondia a 26% dos eleitores há duas semanas. A variação na margem de erro indica que a imagem da gestão Castro sofreu poucos danos até o momento em razão do surgimento de suspeitas acerca de contratos da Ceperj. São 29% dos eleitores os que classificam o governo estadual como bom ou ótimo. Outros 36% o avaliam como regular.
Ótima/boa: 29%
Regular: 36%
Ruim/Péssima: 23%
Não sabem avaliar: 12%
Romário mantém a liderança na disputa pelo Senado no Rio, com 30%
Pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira mostra o ex-jogador Romário (PL) na liderança pela disputa da única vaga do Rio de Janeiro no Senado Federal. O candidato, filiado ao partido do presidente Jair Bolsonaro, tem 30% das intenções de voto, oscilação de três pontos percentuais em relação ao último levantamento, do dia 16 de agosto, quando marcou 27%.
O segundo colocado é Alessandro Molon (PSB), que passou de 7% para 8%. Em seguida, aparece o deputado federal Daniel Silveira (PTB), que oscilou de 6% para 7%. Cabo Daciolo (PDT), que tinha 8% na última pesquisa, variou para 6%; Clarissa (União Brasil), que marcava 7%, e André Ceciliano (PT), que tinha 4%, agora têm 5%. Estão todos empatados dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Eleição em MG: Zema segue na frente, com vantagem de 20% sobre Kalil
A nova pesquisa feita pelo Ipec (ex-Ibope) em Minas Gerais mostra que o governador Romeu Zema (Novo) permanece com ampla vantagem para o primeiro turno. O candidato à reeleição tem 44% das intenções de voto. Ele tinha 40% na pesquisa anterior, feita há duas semanas, e cresceu acima da margem de erro, que é de 3%.
Zema é perseguido por Alexandre Kalil (PSD), que tem o apoio do ex-presidente Lula (PT). O ex-prefeito de Belo Horizonte passou de 22% no último levantamento para 24% das intenções de voto agora, oscilando dentro da margem de erro. A distância entre Zema e Kalil foi de 18 pontos percentuais para 20 pontos desde o início oficial das campanhas.
Em um eventual segundo turno entre Zema e Kalil, o atual governador seria reeleito por 52% a 30%.
Pesquisa Ipec/RJ: Castro tem 26%, e Freixo soma 19%
O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), lidera a disputa pelo Palácio Guanabara e abriu vantagem na disputa. Nova pesquisa do Ipec mostra que o candidato à reeleição tem 26% das intenções de voto, contra 19% de Marcelo Freixo (PSB), que é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência.
O levantamento encomendado pela TV Globo mostra que Rodrigo Neves (PDT) se mantém na terceira posição, com 6%. Cyro Garcia (PSTU) tem 4%; Juliete (UP) aparece com 3%; Eduardo Serra (PCB) tem 2%; Wilson Witzel (PMB) tem 2%; Paulo Ganime (Novo) soma 2%, enquanto Luiz Eugênio (PCO) tem 1%. Brancos e nulos somaram 19%, enquanto 16% não souberam responder.
A nova pesquisa ouviu 1.200 eleitores fluminenses, de Pernambuco e do Distrito Federal. Em Minas Gerais e em São Paulo, colégios eleitorais maiores, foram colhidas as opiniões de 1.504 pessoas. Em todos os casos, o período da análise é de 24 a 30 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%.