sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Pesquisa Ipec: na disputa com Bolsonaro, Lula é ‘defensor dos mais pobres’
segunda-feira 20 de março de 2023 às 04:54h

Pesquisa Ipec: na disputa com Bolsonaro, Lula é ‘defensor dos mais pobres’

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao terceiro mandato visto como representante do povo e defensor dos mais pobres por 61% dos brasileiros, como mostra pesquisa Ipec divulgada neste último domingo pela coluna Pulso. O petista supera seu antecessor imediato, Jair Bolsonaro (PL), identificado como uma liderança do povo por 32%.

O Ipec perguntou aos entrevistados se concordavam com a afirmação de que “Lula é do povo e defende os mais pobres”. Cerca de um terço discordou total ou parcialmente da frase (35%), enquanto 2% não concordaram nem discordaram e outros 2% afirmaram não saber ou não responderam. Já questionados sobre Bolsonaro, 61% discordaram, totalmente ou em parte, da afirmação. Outros 4% não concordaram nem discordaram e 3% disseram não saber ou não responderam.

O presidente Lula performa melhor entre as classes mais baixas e pessoas com baixa escolaridade, segmentos mais contemplados por políticas sociais implementadas durante seus dois primeiros mandatos (2003-2010) e retomadas ou aperfeiçoadas neste ano. É o caso do Bolsa Família, que passa a ter benefício mínimo de R$ 600, do Farmácia Popular e do programa Minha Casa Minha Vida, que vai privilegiar a Faixa 1, voltada para famílias mais pobres.

Nas faixas de renda, o petista se destaca como representante popular entre quem recebe até um salário mínimo (71%) e entre um e dois salários-mínimos (61%). Jovens entre 16 e 24 anos (66%) e idosos com mais de 60 anos (64%) também estão entre os segmentos que mais concordam com a afirmação, bem como pessoas com somente Ensino Fundamental completo (68%) e moradores da região Nordeste (77%).

Lula também tem forte identificação como líder do povo e defensor dos mais pobres entre negros (64%), autodeclarados pretos e pardos, e entre mulheres (62%), grupos historicamente simpatizantes do presidente.

Bolsonaro, por outro lado, é mais associado como uma liderança em prol da população mais pobre por brancos (36%), evangélicos (44%), pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos (38%) e entre moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (41%), segmentos em que o ex-presidente costuma ter taxas mais altas de aprovação.

A pesquisa do Ipec foi a campo no período de 2 a 6 de março e realizou entrevistas presenciais com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios do país. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas varia quando são analisados recortes menores do universo total pesquisado.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!