A pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira (26), encomendada pela TV Globo, apontou para uma ligeira melhora no desempenho de Jair Bolsonaro (PL) entre os brasileiros mais pobres, com renda familiar de até um salário mínimo. O segmento é visto como decisivo para o desfecho da corrida presidencial por ser o com mais eleitores e por registrar, mesmo após um avanço do atual chefe do Executivo computada agora, a maior vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o principal adversário.
O petista oscilou um ponto para baixo em relação à última pesquisa, tornada pública uma semana antes, alcançando 57% das intenções de voto nesse grupo. Já Bolsonaro passou de 20% para 23% entre os dois levantamentos. A diferença de Lula sobre o presidente, portanto, caiu de 38 para 34 pontos percentuais a menos de uma semana da eleição do próximo domingo.
Entre os de maior renda, porém, a movimentação se deu no sentido contrário, e com mais intensidade. Embora ainda lidere no grupo de eleitores que fazem parte de famílias que ganham mais de cinco salários mínimos, Bolsonaro viu a dianteira cair pela metade, de 15 para sete pontos. Enquanto o presidente foi de 47% para 44%, Lula ganhou fôlego e subiu de 32% para 38% nesse estrato.
A disputa mais apertada no quesito renda se dá em um grupo intermediário de renda familiar de dois a cinco salários, no qual a liderança trocou de mãos quatro vezes desde o início da campanha nos levantamentos do Ipec. A alternância mais recente se deu na pesquisa atual, na qual Bolsonaro passou de 36% para 40% e agora aparece numericamente à frente de Lula, que foi de 41% para 37%.
Já no segmento relativo à renda familiar de um a dois salários mínimos, o cenário é de estabilidade. Lula oscilou para cima em dois pontos percentuais, na mesmíssima medida que o presidente: o petista trocou 51% por 53%; Bolsonaro variou de 27% para 29%.
O Ipec ouviu 3.008 eleitores entre os dias 25 e 26 de setembro, e a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela “TV Globo” e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01640/2022.