O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 48% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) pelo instituto Ipec (ex-Ibope), contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em relação à pesquisa anterior, divulgada pelo instituto há uma semana (19 de setembro), a vantagem de Lula em relação ao presidente oscilou para cima. O petista tinha 47% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro — ou seja, a distância, que era de 16 pontos, agora é de 17.
Na pesquisa divulgada hoje, aparecem na sequência Ciro Gomes (PDT), com 6% (tinha 7%); Simone Tebet (MDB), com 5% (tinha 5%); e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1% (tinha 1%), e Felipe d’Avila (Novo), também com 1% (não pontuava antes).
Os presidenciáveis Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon Luís (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não atingiram 1 ponto percentual.
Entre os entrevistados, 4% disseram que irão votar em branco ou nulo (eram 5% há uma semana) e 4% declararam que não sabem ou não responderam (eram 4%).
Votos válidos
Em votos válidos, Lula tem 52%, mesmo percentual do levantamento anterior. São necessários 50% mais um voto para levar a eleição no primeiro turno. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Bolsonaristas afirmam em diversos grupos, que Bolsonaro vai surpreender, que eles não acreditam nestas pesquisas.
Segundo turno
No caso de segundo turno, Lula teria 54% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro, mesmo percentual do levantamento anterior.
A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01640/2022.