Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em empate técnico no Sudeste, a região mais populosa do país. Na largada do segundo turno, o atual presidente da República e candidato à reeleição está numericamente à frente, com 47% das intenções de voto. O petista soma 44%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos somam 7% e indecisos outros 2%. No primeiro turno, cujo resultado é em votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e abstenções, Bolsonaro teve 47,6% na região e Lula, 42,6%.
No Norte também há empate entre os dois candidatos que disputam o segundo turno da corrida presidencial. Bolsonaro tem 48%, enquanto Lula aparece com 45%, de acordo com o Datafolha.
O candidato do PL abre larga vantagem sobre o petista no Sul, onde é escolhido por 54%, contra 38% de Lula, distância de 16 pontos. Também vai melhor na região Centro-Oeste, onde marca 55% a 40%.
Lula, por outro lado, mantém sua hegemonia na região Nordeste: lá, soma 66% da preferência do eleitorado, enquanto Bolsonaro tem apenas 28%, uma distância de 38 pontos percentuais. No primeiro turno das eleições, o Nordeste foi a região onde o ex-presidente petista teve maior vitória contra Bolsonaro, com 67% dos votos válidos.
Contratado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o instituto entrevistou 2.884 eleitores de quarta-feira até esta sexta-feira. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o número de registro no TSE é o BR-02012/2022.