Levantamento revela quais as características que farão com que um candidato conquiste os seus futuros eleitores
A Eureca, consultoria que conecta e desenvolve jovens para o mercado de trabalho, tendo como co-autoras o Davos Lab, e a Global Shapers, iniciativa da juventude do Fórum Econômico Mundial, lança a edição brasileira da pesquisa “Construindo Nosso Futuro”. O estudo aborda diversos assuntos relevantes entres os mais de 1.100 entrevistados com a média de idade de 28 anos, de todas as regiões do Brasil.
Quando o assunto abordado é o Futuro da Política, diferente do que muitos imaginam, os jovens estão cada vez mais antenados. Como forma de engajamento na política 21,55% responderam que pretendem fazer parte de um Negócio de Impacto Social, seguido de 19,63% se voluntariar para trabalhar em uma Organização sem Fins Lucrativos e 14,74% pretendem trabalhar em uma Organização Internacional.
Visto que o engajamento político tem sido pauta diária para os jovens, a pergunta do momento é: Como eles imaginam que deve ser o próximo líder político?
A partir deste questionamento, o estudo realizado durante o mês de Abril e as análises dos dados consolidadas em Maio, alega que 45,35% dos entrevistados indicam que a principal capacidade do líder político do futuro deve ser “Demonstrar liderança responsável e sustentável”, seguido de 33,83% que “Representa e/ou abraça a diversidade e inclusão”.
É notável o quanto o engajamento político da sociedade em geral, mas principalmente dos jovens, tem sido tema de discussões em diversos ambientes, chegando a ter espaço até dentro do plenário. Devemos notar também que a forma de propagação dos assuntos políticos têm mudado de meio, a internet tem sido a ponte direta desse debate, é por ela que a juventude vem lutando por seus direitos, convidando a população para manifestar e lutando pelos valores que eles acreditam.
O levantamento feito pela Eureca, mostra que 84,79% dos entrevistados participaram ativamente de alguma forma em assuntos políticos, seja exercendo o seu direito de voto, ou apoiando candidaturas, engajando pessoas a votarem, participado de organizações como voluntários, líderes comunitários e até mesmo pessoas que concorreram de alguma forma em eleições.
Segundo, Carolina Utimura, CEO da Eureca, a pesquisa tem importância vital no espaço de fala para os jovens e isso traz um direcionamento imprescindível para atender tais demandas: “É extremamente importante darmos espaço de fala para os jovens, eles são o futuro do nosso país. Escutá-los é primordial para continuarmos evoluindo”, conclui.
Sobre a Eureca
A Eureca é uma empresa #Jovemcentrica que busca conectar organizações com as novas gerações e desenvolver jovens talentos. Criada em 2011, a empresa se especializou no comportamento dos jovens e sua relação com o mercado de trabalho. Atua na realização de processos seletivos diferenciados para atração de talentos para empresas; criação de soluções de mercado com foco em jovens; e, também, com programas de desenvolvimento customizados para jovens profissionais. A Eureca aposta no jovem como chave para transformação da sociedade e organizações, colaborando para criar ambientes mais justos, diversos e de alta performance.