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Material de camapanha de Bolsonaro e Lula em Brasilia em 23 de setembro de 2022. — Foto: REUTERS/Adriano Machado/File Photo
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quinta-feira 13 de outubro de 2022 às 18:27h

Pesquisa Atlas: Lula e Bolsonaro tecnicamente empatados nas intenções de votos válidos

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Pesquisa do Instituto Atlas, contratada pela Intel e divulgada nesta quinta-feira (13), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do segundo turno eleitoral, com 52,4% de intenções de votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47,6%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.

A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. Esta é a primeira pesquisa do instituto para o segundo turno.

Segundo Beatriz Gomes, do UOL, A pesquisa Atlas é realizada com coleta aleatória via questionário eletrônico e com pós-estratificação da amostra de resultados “de acordo com as características do eleitorado nacional”, explica o registro da pesquisa disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A pesquisa realizou a coleta de 4.500 entrevistas via questionário estruturado na web, em 1.483 municípios, entre os dias 08 e 12 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-06012/2022 e custou R$ 65.000,00.

Em razão do arredondamento da pesquisa, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%.

Votos válidos

  • Lula (PT): 52,4%
  • Jair Bolsonaro (PL): 47,6%

Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% (57.259.504) dos votos e Bolsonaro teve 43,20% (51.072.345) dos votos válidos. O segundo turno eleitoral acontecerá no dia 30 deste mês.

Sobre o instituto

O instituto Atlas, ou Atlas Intel, atua em países da América Latina, como México e Argentina, e nos Estados Unidos. A empresa também realiza pesquisas no Brasil. O instituto já realizou pesquisas divulgadas no Brasil em parceria com o El País. Um levantamento da empresa com resultados reproduzidos pelo jornal aponta que o Atlas faz pesquisas por meio de questionários distribuídos via internet. As respostas obtidas “são calibradas por um algoritmo de acordo com as características da população brasileira”.

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