“Perigo potencial”. Com estas palavras o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz o alerta para a onda de calor que atinge 20 estados brasileiros, mesmo em pleno inverno. As temperaturas elevadas vão persistir pelos próximos dias e devem quebrar recordes.
Os alertas emitidos nesta terça-feira são válidos até 25 de agosto. Eles significam “leve risco à saúde”, com temperaturas até 5ºC acima da média para esta época do ano.
De legenda amarela, os alertas do Inmet são o de menor grau de severidade, porém, considerados “situação meteorológica potencialmente perigosa”. O instituto orienta, nos locais com essa legenda, que as pessoas tenham cuidado na prática de atividades sujeitas às intempéries.
“Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, pede o Inmet.
O instituto alertou para a onda de calor em estados de todas as regiões brasileiras. No Nordeste, apenas Sergipe e Alagoas não estão afetados pelas altas temperaturas. No Norte, somente Acre, Amapá e Roraima também escaparam da advertência sobre os riscos potenciais do sol forte.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste todos os estados foram alertados sobre o calor intenso e atípico para a época do ano. E no Sul apenas o Paraná apresenta “risco potencial” devido às temperaturas elevadas.
O Inmet também alertou para o risco de tempestades. Elas podem acontecer dois estados da região Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul.