domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA
Home / DESTAQUE / Perda de receita nos municípios baianos foi um dos temas em sessão da AL-BA
quarta-feira 25 de outubro de 2023 às 06:30h

Perda de receita nos municípios baianos foi um dos temas em sessão da AL-BA

DESTAQUE, NOTÍCIAS


No pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta última terça-feira (24), os parlamentares falaram, dentre outros temas relevantes, sobre abastecimento de água, reajuste no transporte e habitação popular. O drama da perda de receita, com consequências drásticas para centenas de municípios baianos, também foi novamente mencionado na sessão, presidida pelo deputado estadual Vítor Bonfim (PV).

Olívia Santana (PCdoB) destacou a audiência pública, na Comissão de Educação, que debateu a Defensoria Pública do Estado e falou também sobre o projeto de lei que institui o Programa Bahia Sem Fome. Ela pediu o apoio dos colegas ao PL de sua autoria que destina um percentual das emendas impositivas para ações da SPM e Sepromi.

Pablo Roberto (PSDB) chamou a atenção para a falta de água em vários distritos de Feira de Santana, “situação que causa sofrimento para a população rural há dois meses”. Segundo afirma o tucano, através de uma comunicação, ele já cobrou providências da Embasa, mas a empresa de abastecimento não respondeu até o momento.

Robinho (União Brasil) cobrou do governo o pagamento das emendas impositivas dos parlamentares da oposição, reclamando que “já estamos quase em novembro e, até agora, não houve o cumprimento da legislação”. Ele criticou o PL Bahia Sem Fome, afirmando que “o mesmo grupo político está há 17 anos no poder no Estado e o discurso é o mesmo”.

Hassan (PP) saudou os 126 anos de emancipação política de Jequié, data que ocorre nesta quarta-feira (25), e parabenizou a administração local pela “modernização da cidade”. Na Casa do Povo, o progressista disse que vai lutar pela construção do Aeroporto Regional de Jequié, a implantação do Pólo Multimodal Vale do Rio Sol e a duplicação da BR-116.

Júnior Nascimento (União Brasi) discursou sobre a violência na capital baiana, que, de acordo com o parlamentar, “vem apresentando alto índice de homicídios”. O deputado pediu uma sindicância interna para apurar as responsabilidades pela recente fuga de presos na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador.

Zé Raimundo (PT) lembrou que a cúpula da Segurança Pública esteve no Parlamento, explicando aos deputados sobre as medidas que o governo tem implantado no combate à violência. Para o petista, “as organizações criminosas entram nas cidades como comércio, sendo necessário introduzir novas cooperativas para quebrar essas relações econômicas”.

Dr. Diego Castro (PL) apresentou dados de uma revista científica sobre a saúde mental dos profissionais da segurança na Bahia. O relatório apontou que, em 2021, os transtornos mentais afastaram 79 policiais das atividades, sendo que 47 % dos profissionais tinham quadro de ansiedade e 35% estavam com depressão.

Manuel Rocha (União Brasi) registrou a presença, na galeria Paulo Jackson, de uma comitiva do município de Caraíbas, na Região Sudoeste. Ele informou que, segunda-feira (23), visitou Santa Maria da Vitória, cidade onde, ao lado do deputado federal José Rocha e do gestor municipal, participou da entrega de 250 casas do Programa Minha Casa Minha Vida.

Eduardo Alencar (PSD) anotou a visita que fez, com o senador Otto Alencar (PSD) e um diretor da Coca-Cola, ao município de Simões Filho, para apoiar a escola em tempo integral de Irmã Dulce. Ele mostrou preocupação com a perda de receita dos municípios baianos e sugeriu que a ALBA se una à UPB para conversar com o TCM sobre a situação.

Robinson Almeida (PT) convidou os colegas para audiência itinerante em Irecê, nesta sexta-feira (27), sobre a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina. Ele anunciou a realização da Feira do Licuri, em Capim Grosso, de sexta a domingo, e criticou a prefeitura de Salvador pelo novo reajuste para a tarifa do transporte coletivo.

Veja também

Policial morto por criminosos achou que fuzil deles era ‘arma de gel’ e a ação fosse uma ‘brincadeira’; veja vídeo

As armas de gel, réplicas que usam bolinhas de gel como munição, se tornaram uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!