A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (3) os nomes dos quatro astronautas que vão tripular a missão Artemis 2, que fará uma viagem ao redor da Lua em 2024. O anúncio ocorreu na base Ellington Field, nas proximidades do Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, Estados Unidos.
Pela primeira vez, a tripulação conta com uma mulher e com um homem negro. Três deles são americanos, integrantes da Nasa, e um é canadense, da Agência Espacial Canadense (CSA).
O anúncio dos nomes foi feito por Bill Nelson, administrador-geral da Nasa. Ele destacou, durante sua fala, que este retorno à Lua representa uma nova era.
— (A missão) Artemis 2 é significativa de muitas formas. Nós escolhemos voltar para a Lua e, depois, seguir para Marte, e vamos fazer isso juntos. Neste século, a Nasa trabalha com parceiros internacionais — destacou Nelson.
Quem são os astronautas:
Christina Hammock Koch
Especialista de missão. Iniciou sua carreira como engenheira da Nasa em 2013. Foi engenheira de vôo na Estação Espacial Internacional (ISS) em três expedições. Koch estabeleceu um recorde para o voo espacial mais longo de uma mulher, com um total de 328 dias no espaço. Ela também participou das primeiras caminhadas espaciais exclusivamente femininas.
Jeremy Hansen
Especialista de missão. Canadense, ele foi piloto de caça antes de ingressar agência espacial de seu país. Atualmente, trabalha com a Nasa no treinamento de astronautas e operações de missão. Esta será a primeira dele no espaço, e ele será o primeiro canadense a se aventurar na Lua.
Victor Glover
Piloto da missão. Foi selecionado como astronauta em 2013 enquanto atuava como membro legislativo no Senado dos Estados Unidos. Mais recentemente, serviu como piloto e segundo em comando em uma missão SpaceX, que pousou em 2 de maio de 2021. É a primeira missão pós-certificação da espaçonave Crew Dragon da SpaceX – o segundo voo tripulado para aquele veículo – e uma missão de longa duração a bordo da Estação Espacial Internacional. A bordo da ISS, ele contribuiu com investigações científicas, demonstrações de tecnologia, cultivo e tirou centenas de fotos da Terra. Ele completou 168 dias em órbita e participou de quatro caminhadas espaciais.
Reid Wiseman
Comandante da missão. Serviu como engenheiro de voo a bordo da Estação Espacial Internacional. Durante a missão de 165 dias, Wiseman e seus companheiros de tripulação conduziram pesquisas científicas em áreas como fisiologia humana, medicina, ciências físicas, ciências da Terra e astrofísica. Eles completaram um recorde de 82 horas de pesquisa em uma única semana. Wiseman também promoveu uma forte presença na mídia social ao longo de sua missão, compartilhando fotos, tweets pessoais e vídeos curtos sobre a vida a bordo da estação. Wiseman atuou mais recentemente como Chefe do Escritório dos Astronautas.
A missão
A nave Orion viajou até a Lua em 2022, sem tripulantes, durante a missão Artemis 1.
A nova missão, Artemis 2, está programada para novembro de 2024 e durará cerca de 10 dias. A Artemis 2 apenas fará um sobrevoo, sem pousar na Lua. De acordo com a agência espacial, “testará e enfatizará os sistemas de suporte de vida da espaçonave Orion para provar as capacidades e técnicas necessárias para viver e trabalhar no espaço profundo de maneira que apenas os humanos podem fazer”.
O pouso na Lua está previsto para a Artemis 3, que deve partir em 2025. A Nasa afirma que a Artemis 3 levará a primeira mulher a pousar na Lua, além de a primeira pessoa negra. Com os ensinamentos deste programa, o próximo passo será levar os primeiros astronautas a Marte.