O vereador Pedro Godinho (MDB) comemora a implantação do serviço “Não perturbe” pelos bancos. A medida, que entra em vigor nesta quinta-feira (2), possibilita ao consumidor bloquear ligações indesejáveis de ofertas de crédito.
O edil é autor do Projeto de Indicação (PI 173/19) que sugere ao presidente Jair Bolsonaro a elaboração de uma legislação específica no sentido de regulamentar as ligações originadas de call centers.
Para solicitar o bloqueio, o consumidor precisa realizar cadastro no site (https://www.naomeperturbe.com.br/), informando todos os telefones fixos e móveis relacionados ao seu CPF. O bloqueio, que vale por um ano, é ativado 30 dias após a solicitação.
Ao todo, 23 bancos aderiram ao serviço, que integra uma iniciativa de autorregulação do setor bancário promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor.
“Acredito que esta implantação é um grande avanço na defesa do consumidor. Uma vitória na luta contra as chamadas indesejadas dos call centers”, comemorou Pedro Godinho.