segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / POLÍTICA / ‘PEC do fim do foro está parada na Câmara há 450 dias’, diz senador Alvaro Dias
quinta-feira 5 de março de 2020 às 06:13h

‘PEC do fim do foro está parada na Câmara há 450 dias’, diz senador Alvaro Dias

POLÍTICA


Atualmente 54.990 pessoas têm foro especial no Brasil, conforme a Consultoria Legislativa do Senado

Parlamentares do Podemos farão um ato para pressionar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a colocar em votação a PEC que acaba com o foro privilegiado no país. Nesta quinta-feira, a PEC completa 450 dias parada na Câmara dos Deputados desde que foi aprovada pela Comissão Especial e liberada para ser votada pelo plenário.

Hoje 54.990 pessoas têm foro especial no Brasil, conforme a Consultoria Legislativa do Senado. “O foro privilegiado, em casos de crimes comuns, é um privilégio odioso”, assinala o senador Alvaro Dias, autor da PEC.

Segundo a coluna Radar, o senador recorda que, na Operação Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal levou 1.183 dias até conseguir proferir a primeira condenação de um detentor de foro especial. A pena foi de 13 anos e 9 meses. Em comparação, nesse mesmo período, a 13ª Vara Federal de Curitiba determinou a condenação de 132 pessoas, com penas que somam mais de 2 mil anos de prisão.

“O fim do foro faz parte da agenda de combate à corrupção e à impunidade, mas parece que a agenda de combate à corrupção não faz parte do Congresso”, critica o deputado Léo Moraes.

“Vamos continuar cobrando que o Rodrigo Maia cumpra o compromisso de votar a PEC do fim do foro”, garante Léo Moraes. Em entrevistas, Maia confessou que a PEC já deveria ter sido pautada. “Já deveria ter ido a voto, né? Eu tenho esse compromisso e vou pautar de qualquer jeito no início do ano”, admitiu.

Pela proposta, o foro por prerrogativa de função fica restrito a apenas cinco autoridades: o Presidente da República, Vice-presidente da República, Presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.

O protesto será hoje, às 15h, no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Veja também

Três deputados do PT votaram contra PEC do corte de gastos

Três deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) votaram contra a PEC do corte de gastos, nesta quinta-feira (19). …

um comentário

  1. Nosso Brasil é uma pouca Vergonha, as autoridades do STF, entre outros, só protegem bandidos e corruptos, se nossos políticos fossem sérios, não estariam preocupados com foro privilegiado, mas como a maioria tem o rabo preso, como é o caso do Rodrigo Maia, não aprovarão a retirada do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!