quinta-feira 23 de janeiro de 2025
José Pastore - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / PEC da jornada 6 x 1 é ‘populista e inviável’, diz José Pastore
quinta-feira 14 de novembro de 2024 às 10:05h

PEC da jornada 6 x 1 é ‘populista e inviável’, diz José Pastore

NOTÍCIAS


A reforma trabalhista sancionada pelo Presidente Michel Temer em julho de 2017 – um dos grandes avanços recentes na economia – está em córner. Alguns de seus principais pilares – como a terceirização irrestrita e a prevalência do negociado sobre o legislado – estão sendo derrubados por juízes do trabalho Brasil afora.

José Pastore, especialista em relações do trabalho e presidente do conselho de emprego e relações do trabalho da FecomercioSP, falou ao Brazil Journal sobre a Proposta de Emenda Constitucional que reduz a jornada semanal máxima de 44 para 36 horas, dando fim à jornada 6 x 1 e criando a semana de quatro dias de trabalho.

Para Pastore, o projeto é “populista, inviável, não tem condições. A folha salarial vai aumentar em 18%. É uma coisa estratosférica.” Em sua avaliação, os países reduzem a jornada aos poucos, conforme ocorram ganhos de produtividade; no Brasil, porém, este indicador permanece estagnado há – está preparado? – 40 anos.

A Reforma Trabalhista criou um mecanismo para a redução negociada, e ela é possível em setores mais produtivos. “Mas precisamos esperar outro momento para fazer uma mudança generalizada”, diz.

Veja também

Flávio Bolsonaro se diz ‘estarrecido’ com algumas lideranças ‘surgidas da costela’ de seu pai

Em uma publicação de tom elogioso à trajetória política do pai, Jair Bolsonaro (PL), o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!