Segundo informações do Bahia Notícias, a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador não deve ficar sem um titular por muito tempo. Uma reunião nesta sexta-feira (5) deve selar a ida de Andrea Mendonça para o comando da pasta. Andrea irá assumir a secretaria após a saída de Fábio Mota, que irá coordenar a campanha do pré-candidato ao governo, ACM Neto (União).
Interlocutores da prefeitura da capital baiana e do PDT disseram, segundo publicação, que uma proposta foi feita para o presidente estadual da legenda, deputado federal Félix Mendonça (PDT), e um convite formal deve ser feito para Andrea, que já teria aceitado o cargo. O PDT já possui a Secretaria de Ordem Pública (Semop) com Omar Gordilho.
A Secult seria a pasta com o perfil mais próximo ao de Andrea, porém, para o PDT, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) seria mais interessante por questões políticas. Com a saída do vereador Kiki Bispo da pasta, Daniel Ribeiro, antigo diretor na pasta, acumula as funções. Apesar disso, o momento pós-pandemia é um atrativo para a Secult, por conta da retomada das atividades turísticas.
Andrea Mendonça comandava a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) até ser exonerada pelo governador Rui Costa (PT). Segundo a publicação, a exoneração ocorreu após pedido da própria gestora. Ela é irmã do deputado federal e presidente do PDT. E ocupou o último cargo importante pelo partido desde a saída progressiva da base de apoio a Rui.