O governador Jerônimo Rodrigues (PT) estaria planejando segundo a coluna Vixe, do Portal M, uma viagem à China entre o final de março e o mês de abril, com o objetivo de buscar investimentos para a Bahia. Por mais que o assunto ainda seja tratado a sete chaves, o que se comenta na Governadoria é que uma das pautas da viagem será a retomada da produção de carros na antiga fábrica da Ford, em Camaçari. A unidade seria ocupada pela chinesa BYD. Outra pauta que estaria na agenda com os chineses seria a construção da ponte Salvador-Itaparica e o VLT do Subúrbio, paralisado há quase dois anos.
Cidade industrial inteligente
A viagem internacional do governador deve coincidir, ainda conforme a coluna, com a ida do presidente Lula para a China. Além da ponte, do VLT e da fábrica da Ford, estaria na pauta a construção de uma cidade industrial inteligente pelos chineses, no interior da Bahia, mais precisamente no município de Jaguaripe (a 239km da capital baiana).
O ex-governador Rui Costa (PT) assinou um memorando em 2019 entre o Governo do Estado e a empresa chinesa Easteel, que pretendia investir U$ 7 bilhões (ou R$ 36,39 bilhões) na implantação de um projeto de desenvolvimento integrado que prevê gerar mais de 30 mil empregos diretos na Bahia. O ato aconteceu em Pequim, na China, quando Rui visitou o país oriental. “Vamos trabalhar de forma firme, dedicada e determinada para que esse projeto marque a história da economia baiana e das relações do Brasil com a China”, disse o então governador que atualmente é ministro Chefe da Casa Civil do governo Lula.
O projeto contempla a construção de um grande parque industrial integrado, composto por siderúrgica, usina de energia e diversas unidades fabris, a exemplo de uma fábrica de cimento capaz de produzir anualmente 5 milhões de toneladas. Também compõem o planejamento da Easteel, a revitalização do Porto de Aratu, com aplicação de sua capacidade de movimentação, e a construção de uma cidade inteligente nas proximidades do parque industrial, para trabalhadores da empresa e seus familiares.
No final de semana, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, confirmou haver uma negociação para a retomada das atividades da produção de carros na antiga fábrica da Ford. “O governo Lula negocia a retomada da Ford na Bahia, com isto, reaquecendo importantes polos industriais do Nordeste”, escreveu no Twitter.