O ex-ministro da Economia durante o governo Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, está sendo apontado como um potencial candidato da direita à Presidência da República em 2026. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, neste última domingo (25).
Conforme relatado pelo jornalista, Guedes já teria iniciado conversas com aliados e interlocutores tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo sobre suas possíveis aspirações políticas. O economista estaria enxergando um vácuo no campo ideológico de direita, especialmente após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Além disso, Guedes estaria convencido de que Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, não se candidatará à sucessão do presidente Lula da Silva (PT).
No entanto, a assessoria de imprensa de Paulo Guedes tratou de negar as especulações. Em um comunicado oficial, a equipe do ex-ministro afirmou que ele está completamente focado em seus projetos no setor privado e que não possui qualquer pretensão política, muito menos de candidatar-se em 2026.
“Paulo Guedes está inteiramente dedicado aos seus projetos no setor privado e confirma que não tem pretensões políticas, tampouco à candidatura em 2026”, declarou a assessoria em nota.
Desde que deixou o governo, Paulo Guedes tem se concentrado em suas atividades acadêmicas e empresariais. No início deste ano, ele lançou a segunda turma de seu curso de MBA em Macroeconomia e Gestão de Portfólio. O programa conta com a participação de ex-integrantes do governo Bolsonaro, como o ex-advogado-geral da União Bruno Bianco, o ex-ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida e o ex-presidente do BNDES Gustavo Montezano.