O grupo liderado pelo governador da Bahia Rui Costa (PT) pode ganhar um novo aliado. É que o Patriota ensaia, através de lideranças, a retomada da aliança com o PT no estado. Essa decisão segue a esteira da crise no âmbito nacional da legenda com o afastamento do então presidente do partido, Adilson Barroso, por ter declarado ser favorável à filiação do presidente Jair Bolsonaro à sigla. Rui deve disputar uma vaga ao Senado em 2022.
O presidente nacional do Patriota, Ovasco Resende, confirmou que o vereador licenciado de Lauro de Freitas, Alexandre Marques, que atualmente é secretário de Meio Ambiente no município, seguirá como presidente da legenda na Bahia até o final de 2022, acabando com especulações sobre outro nome.
![](https://i0.wp.com/www.acessepolitica.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Acesse-Politica-O-site-de-politica-mais-acessado-da-Bahia-www.acessepolitica.com_.br-alexandre-marques-patriota.jpg?resize=660%2C538&ssl=1)
Ovasco e Alexandre são amigos há mais de dez anos, antes até de Marques presidir o PRP da Bahia. Após fusão com o Patriota, ele continuou no comando e seria supostamente trocado caso o presidente Jair Bolsonaro se filia-se, o que não irá mais ocorrer.
Apoio a Rui Costa
E o simbolismo desta guinada do Patriota pode ser traduzido pela consolidada coalisão de forças partidárias em torno de Rui. Isso porque, nesta semana, Alexandre Marques, foi recebido pelo secretário de Relações Institucionais do Estado (Serin), Luiz Caetano, para comunicar e comemorar a retomada da direção estadual do partido com o firme propósito de fortalecimento da reaproximação da legenda com o governo estadual.
![](https://i0.wp.com/www.acessepolitica.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Acesse-Politica-O-site-de-politica-mais-acessado-da-Bahia-www.acessepolitica.com_.br-alexandre-marques-patriota1-720x1024.jpg?resize=618%2C879&ssl=1)
No encontro, também estava presente o presidente do Patriota de Camaçari, Roberto Amarigio, que vem sendo aliado do PT na cidade nas últimas eleições, atendendo o perfil de histórico de relacionamento do presidente estadual Alexandre Marques com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), de quem foi secretário municipal e aliado. “Declarações e demonstrações indicam que o movimento segue o roteiro de um xeque-mate nos adversários da base aliada de Rui na Bahia, que só faz crescer enquanto a oposição não consegue se organizar”, aponta interlocutor.