sábado 21 de dezembro de 2024
Home / ELEIÇÕES 2024 / Pastor, estivador, médica: veja os suplentes que vão assumir no Congresso com eleição de prefeitos
segunda-feira 4 de novembro de 2024 às 19:58h

Pastor, estivador, médica: veja os suplentes que vão assumir no Congresso com eleição de prefeitos

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Nove deputados federais e um senador deixarão os cargos na capital do Brasil para seguir na política municipal. Foram, ao todo, 64 deputados que disputaram as eleições para prefeito, no entanto, 53 foram derrotados e vão permanecer na Câmara pelos próximos dois anos. Para os eleitos nas cidades, os suplentes assumem as cadeiras em Brasília a partir de 2025.

No Senado, o único eleito foi Rodrigo Cunha (União Brasil-AL), como vice do prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC. Os demais foram deputados federais eleitos como prefeitos, com os seguintes suplentes:

Os perfis dos suplentes que vão assumir os cargos dos congressistas são dos mais variados: pastor, estivador, representante comercial, médico, advogado, administrador. Dos dez suplentes, apenas quatro já passaram pelo Congresso Nacional na carreira política. Confira abaixo o perfil de cada suplente:

Eudócia Caldas (PL-AL)

Eudócia Caldas, ou Dr. Eudócia, como se apresenta, é a suplente para a vaga de Rodrigo Cunha (União-AL), no Senado Federal. A parlamentar é mãe do prefeito reeleito em Maceió, no qual Cunha é vice, João Henrique Caldas (PL), o JHC. Caldas é médica gastroenterologista pediátrica e ex-prefeita de Ibateguara, no norte do Estado de Alagoas.

Ela comandou o Executivo local entre 2005 e 2012. No Senado Federal, chegou a exercer o mandato entre maio e setembro de 2022, quando Rodrigo Cunha se afastou do cargo para se dedicar à campanha ao governo estadual alagoano.

Rodrigo da Zaeli (PL-MT)

O suplente de Abílio Brunini (PL-MT), eleito em Cuiabá (MT), Rodrigo Lugli, que se apresenta como Rodrigo da Zaeli, é representante comercial, formado em administração pública, já foi vereador duas vezes em Rondonópolis, no Mato Grosso, e presidente da Câmara Municipal da cidade.

Enrico Misasi (MDB-SP)

Suplente de Alberto Mourão (MDB-SP), eleito em Praia Grande (SP), Enrico Misasi é advogado e foi eleito deputado federal em 2018, mas não garantiu a reeleição em 2022 e atua como secretário executivo de relações institucionais na Prefeitura de São Paulo.

Geovânia de Sá (PSDB-SC)

Geovania de Sá é administradora, vice-presidente nacional do PSDB, foi deputada federal por dois mandados (2014 e 2018) e agora volta à Câmara dos Deputados como suplente de Carmen Zanotto (Cidadania-SC), eleita em Lages (SC). A ex-deputada também já foi vereadora e secretária de Saúde e de Assistência Social e Habitação de Criciúma, em Santa Catarina.

Ivan Junior (MDB-MA)

Ivan Junior, primeiro suplente de Benjamin de Oliveira (União-MA), eleito em Açailândia (MA), é estivador e advogado. Neste ano, foi candidato a vereador em São Luís, no Maranhão, mas obteve 1.967 dos votos válidos e não foi eleito.

José Adriano (PP-AC)

O empresário José Adriano assume o lugar de Gerlen Diniz (PP-AC), eleito em Sena Madureira (AC). Ele é Presidente da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) e do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do estado.

Pastor Claudio Mariano (União-PA)

Claudio Mariano Silva assume na Câmara a cadeira de Hélio Leite (União-PA), que foi eleito em Castanhal (PA). Mariano é pastor e, além das eleições de 2022 para deputado federal, também disputou as eleições municipais deste ano como vice-prefeito de Sapucaia, cidade do Pará.

Carla Dickson (União-MA)

Carla Dickson é médica oftalmologista e suplente do deputado federal Paulinho Freire (União-RN), eleito em Natal (RN). Já assumiu a suplência como deputada federal entre 2020 e 2022 e foi vereadora na capital do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2017 e 2020.

Ribamar Silva (PSD-SP)

Ribamar Silva é administrador, foi vereador por dois mandatos em Osasco, sendo reeleito nas eleições municipais de 2020, e presidente da Câmara Municipal da cidade. Ele assume o lugar de Ricardo Silva (PSD-SP), eleito em Ribeirão Preto (SP).

Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ)

Rejane de Almeida é enfermeira e foi deputada estadual três vezes na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, tornando-se líder do PCdoB na casa. A partir de 2025, ela assume o lugar de Washington Quaquá (PT-RJ), eleito em Maricá (RJ).

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!