Avião modelo Embraer 190, da Azerbaijan Airlines, tenta pouso de emergência, mas explode
Informações preliminares da Rosaviation, a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, apontam que o piloto da Azerbaijan Airlines decidiu fazer um pouso de emergência após a aeronave modelo Embraer 190 ser atingida por pássaros, antes de cair perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira (25). A aeronave transportava 62 passageiros e 5 tripulantes, e há confirmação de sobreviventes.
Ainda segundo agências de notícias locais da Rússia e do Cazaquistão, o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão relatou que 32 pessoas sobreviveram à queda do avião, de acordo com a Procuradoria Geral do Azerbaijão. Dessas, 26 foram encaminhadas ao hospital próximo ao local da queda.
Assista aos vídeos do acidente:
O Ministério dos Transportes da República do Cazaquistão também informou que a bordo da aeronave estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, 6 do Cazaquistão, 3 do Quirguistão e 16 da Rússia.
A embaixada russa, por sua vez, confirmou que dez de seus cidadãos sobreviveram ao acidente. Além disso, outros 14 sobreviventes são do Azerbaijão, 2 do Quirguistão.
O governo cazaque abriu um processo criminal para investigar o acidente. O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, ordenou a criação de uma comissão para investigar a queda da aeronave, além da criação de uma base operacional.
Atualmente, 52 equipes de resgate e 11 veículos de apoio trabalham no local do acidente.