Uma das duas linhas aéreas que realizam o transporte direto entre Salvador e Europa, a Tap Air Portugal, tem acumulado queixas entre os baianos segundo o portal Metro1, sobre sua qualidade do serviço. Isso porque os voos têm sido feitos em aeronaves terceirizadas, antigas e com o padrão inferior ao pacote comprado pelos clientes. A empresa está envolvida em 1.452 processos, de acordo com o JusBrasil.
Segundo os clientes, a Tap Air Portugal vende os voos fretados sem especificar posteriormente qual aeronave realizará a conexão internacional. Ainda de acordo com os relatos, apenas um mês antes os passageiros tomam conhecimento por qual aeronave será feito o deslocamento. Na maioria dos casos, a gravidade é ainda maior: “Vende uma coisa e entrega outra”, disse um passageiro, em um site de análise de qualidade do serviço de empresas, cuja avaliação geral do perfil da TAP Air Portugal é desaprovada.
“A minha ida foi na executiva em voo operado pela TAP, conforme contratado. Já no retorno ocorreu que a passagem era da TAP em avião moderno Airbus 330-900Neo, até o check-in constava voo operado pela TAP. Para a nossa surpresa, na hora de entrar no avião ficamos sabendo que seria operado pela WAMOS Air, companhia espanhola de voos fretados, o avião um antigo Airbus 330-300, bastante inferior ao que havíamos comprado”, relatou outra cliente, que embarcou de Salvador para Lisboa, em Portugal.
Outro queixa registrada diretamente à reportagem do portal Metro1 é que a linha aérea não provém os serviços comprados pelos clientes. “Eu voltei com um grupo de 48 pessoas de Lisboa e o voo era fretado. Muitos idosos tinham comprado aquele assento com mais espaço e o avião não tinha esse tipo de assento. Foi bem complicado”, disse um cliente, que não quis relevar a identidade.