Os diretórios municipais dos partidos PT, PCdoB, Rede, Podemos e PP criticaram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que proibiu, após publicação de resolução nesta última terça-feira (10), as atividades presenciais de campanha, além de panfletagens em toda Bahia. A legendas classificaram o fato como ‘injusta e anti-democrática’.
No texto, os partidos ressaltam que desde o início da pandemia seus respectivos candidatos sempre defenderam o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19 e, após a flexibilização, cobraram a adoção de protocolos de segurança em todos os setores, fazendo uso de medidas sanitárias e alegam que a resolução do Tribunal baiano não levou em conta dados de organizações sanitárias, além de reforçar que sua aplicação “pode alterar resultados e gerar desequilíbrios na disputa eleitoral com prejuízos à população”.
“Acreditamos ainda que a ação fere a democracia porque vai beneficiar um pequeno grupo formado por poderosos, donos de Tvs e institutos de pesquisas. E vai prejudicar as candidaturas com pouco tempo de TV e rádio e àquelas que possuem limitações de recursos”, afirma a nota.