O partido Cidadania avalia se fundir com o PV (Partido Verde) para lançar o apresentador de TV Luciano Huck como candidato à Presidência da República em 2022. Segundo parlamentares do Cidadania ouvidos pela reportagem, o partido vem conversando com Huck para que se filie ao partido, onde seu nome tem ampla receptividade.
“O PV é um partido que tem história, marca importante, princípios próximos ao nosso. Acho bem possível que trabalhemos para concretizar essa fusão. E, abriríamos espaço para aquilo que é nosso trabalho de uma candidatura majoritária à Presidência, que tem como principal foco trazer o Luciano Huck”, disse Alex Manente (SP), líder do Cidadania na Câmara ao Uol.
Uma possibilidade é que a Rede também se junte ao Cidadania e ao PV para a formação de um novo e mais forte partido contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que deverá tentar a reeleição.
No entanto, como a Rede não levou as tratativas adiante após as eleições de 2018, quando o assunto também foi discutido, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, diz que ele não pretende correr atrás da legenda.
“A Rede deixou a gente na porta da igreja. Não vou mais procurá-los, mas não tem nenhum impedimento”, diz Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania.