sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Partido sugere tenda e drive-thru para votação de deputados do grupo de risco
quinta-feira 28 de janeiro de 2021 às 18:44h

Partido sugere tenda e drive-thru para votação de deputados do grupo de risco

NOTÍCIAS


Diante da maioria da Mesa que aprovou apenas o sistema presencial na votação para presidente da Casa -, a bancada do PSOL encaminhou sugestões de redução de danos sanitários a Rodrigo Maia, informou nesta quinta-feira (28) a revista Veja.

Se tratam de medidas para garantir a proteção de deputados mais idosos e que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.

O PSOL sugeriu a Maia que instale, do lado de fora do prédio, tendas e esquema de drive thru, onde os deputados sigam de carro e votem numa urna instalada naquele espaço. Sem necessidade até de deixar o veículo.

Na Câmara, 95 deputados têm mais de 60 anos e, portanto, integram esse grupo de risco. Levantamento do Radar revelou que, pelo menos, 130 parlamentares pegaram a Covid-19.

Maia foi contra a proibição da votação remota. Afirmou que não se responsabilizará se deputados e servidores forem infectados no dia 1º e até se vierem ao óbito.

O presidente da Câmara prevê a circulação de cerca de 3.000 pessoas na Casa na próxima segunda-feira.

O PSOL pede também a testagem maciça de todos os servidores, parlamentares e funcionários terceirizados, além do controle de temperatura, do uso obrigatório de máscara e higienização com álcool gel de todos, na entrada de todos dos edifícios.

O partido sugere ainda um escalonamento no momento da votação, com grupos organizados em turnos e hora determinada para votar. O PSOL também sugere que a cabine de votação – geralmente pequena, com uma cortina e sem ventilação – seja aberta e com uma proteção de papelão na cabine.

“Em razão dos altos índices de contaminação observados em todo o país e, pelo aumento da circulação nos aeroportos de parlamentares e assessorias, medidas rigorosas de controle da proliferação do vírus nesta Casa devem ser urgentemente encaminhadas. Pouco se sabe das providências tomadas pela Mesa Diretora até o momento, sobretudo porque mais de 18,5%  dos deputados e deputadas têm mais de 60 anos”, afirmou, no pedido, a deputada Sâmia Bonfim (SP), a líder do partido na Câmara.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!