O Partido Socialismo e Liberdade em Salvador emitiu nota pública assinada por sua presidente Cris Barros em que repudia a reabertura de shoppings e outros estabelecimentos com grande potencial de agravamento dos níveis de isolamento social em Salvador mesmo que a atitude venha acompanhada por alguns protocolos de segurança. Veja abaixo a íntegra da nota:
Nota pública
A Executiva Municipal do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, vem a público repudiar a atitude do prefeito ACM Neto em promover a abertura de shoppings e outros estabelecimentos com grande potencial de agravamento dos níveis de isolamento social em Salvador mesmo que a atitude venha acompanhada por alguns protocolos de segurança.
Salvador ocupa o sétimo lugar em número de mortos pelo Covid-19 entre as capitais brasileiras. Enquanto a abertura de shoppings em outras capitais limitou-se inicialmente a apenas poucas horas por dia, o prefeito tem declarado que autorizará o funcionamento dos shoppings durante sete horas. Que bares e restaurantes poderão colocar mesas nas calçadas. Enquanto isto, contraditoriamente, mantém a frota de ônibus limitada, colocando mais gente na rua com o mesmo número de veículos.
A abertura só foi possível pela chegada artificial do índice de leitos de UTI da cidade, na medida não foram os índices de contaminação ou de mortes que se reduziram, mas o investimento de última hora da prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, de algumas dezenas de novos leitos.
Mas, enquanto o prefeito ACM Neto é sensível às pressões dos grandes empresários, atendendo o bolsonarismo, por outro lado é gritante a falta da mesma sensibilidade com os bairros populares, vítimas constantes de operações policiais e de um discurso que coloca nas costas das comunidades carentes a responsabilidade pela crise do COVID-19. Enquanto isto com tem se mostrado surdo aos reclamos de ampliação e prorrogação do programa Salvador Para Todos.
O PSOL alerta os órgãos de saúde, o Ministério Público, sobre a atitude da prefeitura. Em diversos estados esses órgãos tem criticado o retorno das atividades nos locais com tal situação de gravidade e fiscalizado o emprego dos recursos públicos para a saúde. A precipitação de muitos prefeitos tem ocasionado vários casos de abertura seguidos de fechamento. A prioridade de qualquer governo tem que ser a população.
A abertura dos shoppings, pelo significado quem tem junto à sociedade baiana, sinaliza com o fim do isolamento social enquanto o Brasil ocupa o lugar de vice-campeão mundial da pandemia.