Um partido pode mudar a estrategia de Maia e demais partidos para eleição da câmara. O PSB também se colocou contrário à candidatura do presidente da Câmara e candidato a reeleição, Rodrigo Maia (DEM). O partido cogita lançar candidatura própria para tentar levar o pleito ao 2° turno. Conforme a presidente da sigla na Bahia, senadora e deputada federal eleita, Lídice da Mata, a estratégia será discutida nesta semana, possivelmente na quarta-feira (16), logo após a reunião do PCdoB, que está marcada para terça-feira (15). O PSB, PCdoB e PDT formaram um bloco na Câmara dos Deputados.
Outros nomes serão avaliados, como o dos deputados Ricardo Barros e Arthur Lira, ambos do PP. O PSB, no entanto, pode anunciar apoio ao deputado João Henrique Caldas, de Alagoas, conhecido como JHC. “O PSB tem hoje uma pessoa que é candidato, que é JHC, embora o partido ainda não tenha o colocado como candidato”, disse Lídice.
“Há uma articulação de um bloquinho com o PDT, PSB e PCdoB, esse bloquinho tomaria uma posição em conjunto. Na reunião ficou claro uma posição de maioria pela constituição desse bloco e majoritariamente contrária à candidatura de Rodrigo Maia (DEM). Ainda que sem definição de qual é sua candidatura”, explicou a deputada federal eleita conforme publicou o Bnews.
Neste último sábado (12), o PDT nacional fez uma reunião e decidiu por um indicativo de apoio à Maia. Segundo Lidice, essa “reunião consultiva colheu uma posição o inverso da nossa. Após isso, os líderes se reunirão para discutir que posição tomar. O PSB terá que voltar a discutir. Estamos nesse imbróglio”, pontuou.
Ainda de acordo com Lidice, existem membros do partido que defende lançar uma candidatura própria, assim como fez o PP. “Já que todas essas construiriam um segundo”.