O partido Novo anunciou a pré-candidatura do deputado eleito Marcel van Hattem (Novo-RS) à presidência da Câmara.
O parlamentar de 33 anos foi eleito, em outubro de 2018, para o primeiro mandato como deputado federal. Ele foi o mais votado no Rio Grande do Sul (349,8 mil votos).
Além de van Hattem, o Novo elegeu outros sete deputados que tomarão posse em fevereiro deste ano.
Com Marcel van Hattem, a disputa pela presidência da Câmara chega a nove nomes colocados até o momento. Os outros pré-candidatos são: Rodrigo Maia (DEM-RJ), Capitão Augusto (PR-SP), João Henrique Caldas – JHC (PSB-AL), Fábio Ramalho (MDB-MG), Alceu Moreira (MDB-RS), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Kim Kataguiri (DEM-SP) e Ricardo Barros (PP-PR).
Marcel van Hattem é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi vereador de Dois Irmãos (RS) e deputado estadual gaúcho.
Ele já foi filiado ao PP e, em março de 2018, filiou-se ao partido Novo.
O Novo e Marcel van Hattem defendem a aprovação da reforma da Previdência, corte de gastos na Câmara dos Deputados e uma reforma política que acabe com o fundo partidário, o que, segundo o deputado eleito, é uma prioridade da legenda.
“É uma candidatura a favor do Brasil”, afirmou van Hattem ao anunciar a candidatura em uma transmissão no Facebook.
Ele também declarou que fará uma campanha “propositiva” e não de ataques a outros candidatos.
O parlamentar afirmou ainda que, se eleito presidente da Câmara, não haverá aumento salarial para deputados.
“Impossível. Na presidência do Novo, isso não vai acontecer”, disse van Hattem.
Quem é Van Hattem
Van Hattem tem 33 anos e a Constituição exige a idade mínima de 35 anos para ocupar o cargo da Presidência da República – o presidente da Câmara é o segundo nome na linha de substituição do presidente da República. Segundo ele, advogados do partido avaliaram que isso não é um empecilho para sua candidatura à Presidência da Câmara, já que a única exigência constitucional para ocupar o cargo é ser brasileiro nato.
Eleito pelo Rio Grande do Sul, Marcel Van Hattem foi um dos campeões de votos desta eleição com 349.855. Ele já foi deputado estadual e vereador.
Novo
Segundo o que o Novo anunciou em suas redes sociais, as principais bandeiras defendidas pela candidatura são: reforma da previdência; reforma política, prioritariamente com o fim do fundo partidário; cortes de gastos na própria Câmara; e valorização do trabalho dos deputados, com menos comissões, mais clareza no regimento, entre outros temas.
“Tivemos tempo para ouvir e debater todas as propostas que foram apresentadas até agora, por isso essa candidatura é tão importante. Ela representa um projeto da nova política e da mudança”, afirmou van Hattem.