sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Partido de Mandela perde 71 assentos no Parlamento da África do Sul
segunda-feira 3 de junho de 2024 às 07:54h

Partido de Mandela perde 71 assentos no Parlamento da África do Sul

MUNDO, NOTÍCIAS


Pela primeira vez na história desde o fim do Apartheid, os eleitores sul-africanos deram ao partido de Nelson Mandela seu pior resultado nas urnas da África do Sul.

O Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) perdeu maioria absoluta nas eleições gerais, conquistando 40,1% do eleitorado, segundo dados oficiais divulgados neste último domingo (2).

O resultado está abaixo dos 50% necessários para garantir uma maioria. Com isso, o partido tem 14 dias para formar uma coalizão e manter o atual presidente Cyril Ramaphosa (foto) no cargo.

A legenda conquistou 159 cadeiras das 400 na Assembleia Nacional da África do Sul. É uma perda significativa em relação à última eleição, quando o partido conquistou 230 assentos.

Já o principal partido da oposição, a Aliança Democrática (DA), liderado por John Steeinhuisen, angariou 21,7% dos votos, enquanto o uMkhonto we Sizwe (MK), um novo partido liderado pelo ex-presidente Jacob Zuma, conseguiu 14,6%. O Combatentes da Liberdade Econômica (CLE) teve 9,5%.

O secretário-geral do partido de Mandela afirmou mais cedo que a continuidade no cargo de Cyril Ramaphosa não será moeda de troca para formar uma maioria.

“Se vierem com a exigência de que Ramaphosa renuncie à presidência do ANC, isso não vai acontecer”, disse Fikile Mbalula. “Nenhum partido político vai ditar os termos”, acrescentou.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!