sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles
Home / DESTAQUE / Partido de Bolsonaro já trabalha com ‘plano B’ para a presidência da CPMI de 1/8
segunda-feira 24 de abril de 2023 às 13:31h

Partido de Bolsonaro já trabalha com ‘plano B’ para a presidência da CPMI de 1/8

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, já trabalha segundo Gabriel Sabóia, do O Globo, com uma segunda opção de indicação à presidência da CPMI dos Atos Golpistas, caso o nome do deputado André Fernandes (PL-CE), que é o autor do requerimento, seja judicializado por governistas. Neste caso, o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) Alexandre Ramagem (PL-RJ) será o escolhido, confirma o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto. Fernandes está entre os investigados no Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que apura os autores políticos e intelectuais por trás dos ataques. Ele divulgou os atos com dois dias de antecedência e ironizou a invasão às sedes dos Três Poderes.

Visto como um “bolsonarista com conhecimento técnico” e bom trânsito entre as diferentes alas do PL – e até mesmo entre os governistas – Ramagem foi o primeiro parlamentar a encaminhar um pedido para integrar a CPMI ao líder do partido, Altineu Côrtes. Entretanto, a ideia do partido é só mudar os planos de ter Fernandes na presidência da CPMI, caso exista uma ordem judicial para tal. A terceira vaga será do filho “03” de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele venceu a resistência de caciques do partido que apostavam em Nikolas Ferreira (PL-MG).

O filho do ex-presidente chegou a ter o pedido negado pelo líder do partido na Câmara, Altineu Côrtes. A alta cúpula do partido avaliava que Eduardo Bolsonaro seria “vidraça” para os governistas que tentarão associar os atos do dia 8 ao bolsonarismo. Entretanto, diante de um telefonema feito diretamente pelo ex-presidente, Altineu e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, aceitaram que o deputado integre o grupo.

Caberá a Eduardo bater na tecla de que os valores da família não podem ser confundidos com os dos manifestantes extremistas que invadiram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Parlamentares de oposição irão creditar os atos de vandalismo à suposta conivência dos governistas e citarão a suposta omissão do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, desligado do posto após a veiculação de imagens que o mostraram dialogando com invasores de sedes do poder.

No que diz respeito às indicações do Senado, o PL escalou Jorge Seif (PL-SC) e Magno Malta (PL-ES) para a função. Favorito para o time, Carlos Portinho (PL-RJ) está licenciado por questões médicas e ainda não se sabe quando voltará aos trabalhos.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!