Os advogados do PL, partido do presidente Bolsonaro, preparam segundo a coluna de Bela Megale, no O Globo, a primeira ação direcionada a Lula na Justiça Eleitoral. Os profissionais que atuam na pré-campanha de Bolsonaro estão fazendo um levantamento de falas do petista que consideram ofensivas ao presidente. Entre as manifestações estão aquelas que relacionam Bolsonaro à milícia e o chamam de “fascista”. A representação deve ser levada, nos próximos dias, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
— Vamos fazer a primeira representação contra Lula por falas ofensivas. Acredito que devemos protocolar a peça na próxima semana — disse a advogada Caroline Lacerda, que faz parte da coordenação jurídica da pré-campanha de Bolsonaro contratada pelo PL.
No ato das centrais sindicais, no 1º de maio, em São Paulo, Lula fez críticas diretas a Bolsonaro e afirmou que o presidente “só governa para os milicianos dele”. Também, o chamou de “genocida” e “fascista”.
Em março, os advogados do PL chegaram a acionar o festival de música Lollapalooza por manifestações de artistas pró-Lula.