sábado 28 de setembro de 2024
Thadäus König, da União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita - Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Parlamento na Alemanha elege líder conservador e rejeita AfD
sábado 28 de setembro de 2024 às 16:27h

Parlamento na Alemanha elege líder conservador e rejeita AfD

MUNDO, NOTÍCIAS


Deputados do estado do Leste Alemão escolhem membro da CDU como presidente da câmara. Apesar de ter obtido o maior número de assentos, extremistas de direita estão isolados na Turíngia por todos os demais partidos. Thadäus König, da União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita, foi eleito neste sábado (28) presidente do parlamento estadual da Turíngia. Ele concorria com Wiebke Muhsal, da ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), ao cargo que confere a liderança do órgão e o poder de convocar os deputados para sessões a qualquer momento.

O conservador obteve 54 dos 88 votos, com o apoio das legendas de centro-esquerda e extrema esquerda. Nas eleições regionais de 1º de setembro, seu partido, CDU ficara em segundo lugar, com 24% dos votos. Tendo obtido 32,8%, e portanto mais de um terço dos assentos, a AfD tinha prioridade para apresentar um candidato à presidência do órgão legislativo.

Formando um assim chamado “cordão sanitário”, os demais partidos se propuseram a bloquear a candidata de extrema direita, e na quinta-feira se reuniram para a votação – a qual, no entanto, degenerou em caos. O deputado mais idoso, Jürgen Treutler, da AfD, de 73 anos, que presidia a sessão, recusou-se a deixar outros parlamentares falarem ou proporem candidatos alternativos para o cargo.

Os democratas cristãos protestaram contra a obstrução por parte de Treutler, acusando-o de tentativa de “tomada de poder” durante a sessão constituinte, e apelaram ao tribunal constitucional da Turíngia. Este deliberou contra a AfD, abrindo o caminho para a candidatura de Thadäus König.

Contornando os ultradireitistas, a CDU tenta formar um governo estadual de coalizão, a ser encabeçado por Mario Voigt. Para tal, está negociando com o Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, e a recém-fundada Aliança Sahra Wagenknecht (BSW), populista de esquerda.

Veja também

Mauro Vieira discute com chanceler do Líbano repatriação de brasileiros no país

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu neste sábado (28) com o chanceler …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!