sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: João Valadares/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Parlamento baiano dá as boas-vindas aos novos colegas
quarta-feira 7 de agosto de 2024 às 06:24h

Parlamento baiano dá as boas-vindas aos novos colegas

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O retorno dos trabalhos legislativos foi saudado pelos membros do Parlamento baiano, durante o pequeno expediente desta última terça-feira (6), no Plenário Orlando Spínola. Além de trazer suas pautas e posicionamentos, a maioria dos parlamentares deu também as boas-vindas aos novos colegas, os petistas Radiovaldo Costa e Lucinha do MST, que assumiram os mandatos no final de julho. Dirigido pelo presidente Adolfo Menezes, o horário contemplou a fala de todos os inscritos.

Raimundinho da JR (PL) usou seu tempo para registrar o protesto de professores da rede municipal de Dias d’Ávila contra um reajuste de 46 centavos oferecido pela prefeitura, além de outras reivindicações. O liberal também relatou reclamações dos munícipes quanto à área de saúde e registrou que existem cinco ônibus escolares novos parados.

Leandro de Jesus (PL) criticou o presidente Lula pelos cortes na pasta da Saúde, que sofreu um bloqueio de R$ 4,4 bilhões, e no Ministério das Cidades, afetado com restrição de R$ 2,1 bilhões. Também censurou os gastos da primeira-dama Janja nas Olimpíadas de Paris e o posicionamento do petista sobre as eleições na Venezuela.

Hilton Coelho (Psol) contraditou o colega, acusando o PL de apoiar uma tentativa de golpe no Brasil, em janeiro de 2023, além de afirmar que o ex-presidente Bolsonaro é entusiasta do golpe de 64. O psolista defendeu ainda a instalação de CPI para investigar o esquema de propina, descoberto pelo MP da Bahia, para concessão de licenças ambientais no Inema.

Lucinha do MST (PT) externou que assumia com alegria uma cadeira na ALBA no lugar da correligionária Maria del Carmen, de quem disse honrar o mandato enquanto a estiver substituindo. Afirmou que reforçaria a defesa das políticas públicas dos governos federal e estadual, além de levar as pautas dos movimentos sociais do campo, florestas e cidades.

Fabíola Mansur (PSB) repudiou os ataques direcionados à pré-candidata a prefeita de Santa Luzia, Cinara Assis, que teve sua imagem associada a uma boneca em situação humilhante. Para ela, é um flagrante caso de violência política de gênero sujeito às sanções da Lei nº 14.192/2021, que será acompanhado pela Procuradoria da Mulher da ALBA.

Fátima Nunes (PT) corroborou com a denúncia trazida pela colega, relatando que ela mesma e outras duas lideranças, que tiveram apoio do seu mandato, passaram por situações semelhantes de misoginia e machismo. A petista fez, porém, um chamamento para que mais mulheres disputem cargos eletivos na Bahia e no Brasil.

Olivia Santana (PCdoB) também se associou às falas de repúdio contra os atos de violência política de gênero relatados pelas colegas, solidarizando-se especialmente com a pré-candidata Cirana de Assis. Também chamou a atenção para que o dinheiro do fundo partidário seja aplicado de acordo com as cotas de gênero e raça previstas na legislação.

Robinson Almeida (PT) se posicionou contrário à renovação automática da concessão da Coelba por mais 30 anos, defendendo uma nova licitação para o setor na Bahia, o qual definiu como um ativo estratégico para a economia do estado. Também saudou a chegada dos novos colegas de bancada e parabenizou a Apub pelo 56º aniversário nesta terça.

Samuel Júnior (Republicanos) fez uma citação ao personagem Herodes e o nascimento de Jesus para ensejar críticas sobre alianças eleitorais entre evangélicos e a esquerda nas eleições deste ano. Segundo ele, o segmento evangélico não é bem-visto por boa parte da esquerda, mas vê-se “vários herodes convidando evangélico pra ser vice nas convenções”.

O líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), fez coro às manifestações de repúdio das deputadas, sugerindo um ato conjunto de desagravo público em favor da pré-candidata Cirana de Assis, em Santa Luzia. O petista também contraditou Samuel Júnior, argumentando que os partidos de esquerda pregam tolerância e respeito a todas religiões.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta com Trump; Nikkei cai após BoJ elevar juro

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira (24) em meio a um alívio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!