quinta-feira 21 de novembro de 2024
Orlando Silva (PCdoB-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) estão namorando - Foto: Reprodução/Instagram
Home / NOTÍCIAS / Parlamentares formam um novo casal na Câmara: quem são Fernanda Melchionna e Orlando Silva
sábado 20 de maio de 2023 às 15:16h

Parlamentares formam um novo casal na Câmara: quem são Fernanda Melchionna e Orlando Silva

NOTÍCIAS


Orlando Silva (PCdoB-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) estão juntos — o anúncio foi feito pela deputada federal em publicação no Twitter.

Segundo o portal Uol, o novo casal tem muitas afinidades políticas: começaram no movimento estudantil, se envolveram em movimentos sociais e fizeram oposição ao governo de Jair Bolsonaro.

Quem é Fernanda Melchionna?

Deputada federal pelo PSOL-RS. Foi a mulher mais votada do Rio Grande do Sul em 2022, com quase 200 mil votos.

Nasceu na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Tem 39 anos, é graduada em biblioteconomia pela UFRGS e pós-graduada em História do Brasil pela FAPA/RS. Em seu site, se descreve como “militante, feminista, socialista e internacionalista”.

Começou sua atuação no movimento estudantil e foi candidata a prefeita de Porto Alegre em 2020. Fernanda estreou oficialmente na política em 2008, quando elegeu-se vereadora. Ao concorrer à reeleição em 2012, foi a mais votada entre as mulheres eleitas. Exerceu o cargo de vereadora até 2018, quando foi eleita eleita deputada federal.

Foi filiada ao PT. No entanto, deixou o partido quando nomes como Luciana Genro, Heloísa Helena e outros foram expulsos por votarem contra a Reforma da Previdência no primeiro ano de governo Lula (2003).

É coautora da Lei Mari Ferrer, que proíbe o constrangimento de vítimas de crimes sexuais e testemunhas durante julgamentos.

Quem é Orlando Silva?

Deputado federal pelo PCdoB-SP, pelo segundo mandato.

Nasceu em Salvador, mas vive em São Paulo há 30 anos. Tem 51 anos, cursou direito na Universidade Católica do Salvador, mas não concluiu a graduação.

Assim como Fernanda, Silva também começou sua trajetória no movimento estudantil. Ele foi o primeiro presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Foi secretário-executivo do Ministério do Esporte e secretário Nacional de Esporte Educacional no primeiro governo Lula (PT) e, em 2006, foi empossado ministro da pasta. Também exerceu o cargo de vereador de São Paulo antes de se eleger deputado federal e tentou se eleger à prefeitura de São Paulo em 2020.

Papel na PL das Fake News. Silva é relator da PL das Fake News na Câmara e afirma que o projeto de lei é para atingir organizações que espalham notícias falsas propositalmente. Além disso, também desempenhou papéis importantes como a relatoria da Lei de Migração e da Lei Geral de Proteção de Dados.

Foi casado duas vezes. Com a atriz Ana Petta, teve dois filhos: Maria e Pedro. Já com a professora Monique Lemos, teve um filho, João.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!