O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta última segunda-feira (2), foi dirigido pela deputada Olívia Santana (PC do B), que cedeu a condução dos trabalhos ao deputado estadual Robinson Almeida (PT), para também fazer uso da palavra. A fala foi franqueada aos parlamentares inscritos no horário.
Robinson Almeida (PT) exaltou o anúncio, pelo governador Jerônimo Rodrigues, da segunda etapa de construção de mais 11 novas escolas de ensino integral em municípios baianos. Também registou a visita de apoio a candidaturas aliadas em Barreiras e Serra Dourada, além de requerer, ao TRE e à SSP, reforço policial nas eleições em Ibitiara.
Hilton Coelho (Psol) lamentou a morte de um pai e duas crianças em incêndio no Quilombo de Quingoma, em Lauro de Freitas, na sexta (30), afirmando que a área sofre “com especulação imobiliária e ações de milicianos”. Ele se solidarizou ainda com o deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ), ameaçado de cassação na Câmara dos Deputados.
Olívia Santana (PC do B) também se sensibilizou diante da tragédia no Quingoma, defendendo moradia digna nas comunidades quilombolas, e se solidarizou com a família do mototaxista Kevin Pereira Piedade, de 24 anos, morto, na quinta (29), em Salvador. A deputada saudou ainda a conferência, na Bahia, sobre a Diáspora Africana nas Américas.