sábado 28 de setembro de 2024
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Parlamentares do Gabinete Compartilhado participam das comissões mais importantes do Congresso
quarta-feira 12 de abril de 2023 às 08:10h

Parlamentares do Gabinete Compartilhado participam das comissões mais importantes do Congresso

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Com políticos de cinco partidos, representando Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Sergipe, São Paulo e Pernambuco, os sete parlamentares do grupo participam de 25 comissões da Câmara e do Senado

Tendo como principais bandeiras a equidade, a valorização e investimentos em educação, os direitos humanos e a segurança pública, o desenvolvimento e a proteção ao meio ambiente e democracia e desigualdade, a versão 2023 do Gabinete Compartilhado já está atuando de forma ativa nas principais comissões do Congresso Nacional. Ao todo, o grupo está presente em 26 comissões, sendo 15 na Câmara dos Deputados e 11 no Senado Federal.

O gabinete compartilhado é formado pelas deputadas Camila Jara (PT-MS), Duda Salabert (PDT-MG) e Tabata Amaral (PSB-SP), pelos deputados Amom Mandel (Cidadania-AM), Duarte (PSB-MA) e Pedro Campos (PSB-PE) e pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

A pauta ambiental é a que ganhou maior adesão do grupo, tendo  quatro representantes na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados – CMADS – Tabata Amaral, Camila Jara, Amom Mandel e Duda Salabert -, além do senador Alessandro Vieira na Comissão de Meio Ambiente – CMA no Senado. “Nesse novo momento de reconstrução do Brasil, é essencial que a gente trabalhe diferentes frentes para retomar o desenvolvimento do País. Por exemplo, a CMADS deve atuar justamente para acabar com a dicotomia que se instaurou no nosso Brasil, de que o crescimento só pode acontecer se destruirmos os nossos recursos. Todos são temas muito importantes, que venho batalhando desde o primeiro mandato e irei continuar neste segundo momento”, declarou Tabata Amaral.

Para o deputado Amom Mandel, é uma oportunidade única para garantir que os recursos enviados para o Amazonas, que já sofre com os piores índices do Brasil na educação, saúde, saneamento e transporte, não sejam desperdiçados. ”Muitas vezes a preocupação dos que não vivem na região, embora pertinentes e muitas vezes bem intencionadas, não levam em conta a perspectiva de quem mora. Conservar o meio ambiente é, essencialmente, uma pauta ligada ao desemprego, à fome, à falta de empregos e ao tráfico de drogas, por exemplo. Queremos que pautas como a regulamentação do Mercado de Carbono gerem benefícios sociais reais e que os assuntos não sejam travados por falta de interesse político de terceiros”, afirmou.

Considerada como a principal e uma das mais estratégicas comissões da Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJ também possui três integrantes do Compartilhado – Tabata Amaral, Pedro Campos e  Duarte. “Vamos lutar para colocar a agenda da Câmara na mesma página da agenda do povo. Com largueza de diálogo, vamos trabalhar para construir projetos importantes também na educação e integração nacional, buscando caminhos para efetivar o desenvolvimento econômico com justiça social em nosso país”, destacou o deputado Pedro Campos.

No Senado, a CCJ conta com a participação do senador Alessandro Vieira, que também é titular da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE, um dos mais importantes colegiados da casa, responsável por analisar os aspectos econômicos e financeiros das iniciativas.  “A retomada da economia, com novo arcabouço fiscal e uma reforma tributária efetiva, serão pautas fundamentais para o Brasil e a atuação na CAE vai focar nesses pontos”, evidenciou o parlamentar.

O Compartilhado também tem representantes nas seguintes comissões:

Câmara

  1. Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJ | Tabata Amaral, Pedro Campos, Duarte
  2. Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS | Tabata Amaral, Camila Jara, Amom Mandel e Duda Salabert
  3. Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – CMulher | Tabata Amaral
  4. Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE | Duda Salabert, Tabata Amaral e Pedro Campos
  5. Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – CSPCCO | Duda Salabert
  6. Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais – CPovos | Duda Salabert e Amom Mandel
  7. Comissão de Finanças e Tributação – CFT | Camila Jara
  8. Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional – Cindre | Pedro Campos
  9. Comissão de Minas e Energia – CME | Amom Mandel
  10. Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – CREDN | Amom Mandel
  11. Comissão de Defesa do Consumidor – CDC | Duarte
  12. Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CPD | Duarte
  13. Comissão de Trabalho – CT  | Duda
  14. Comissão Externa sobre Fiscalização dos Rompimentos de Barragens e Repactuação – CEXMABRU – Duda Salabert
  15. Comissão Externa sobre Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas no País – CEXOBRAS – Amom Mandel

Senado

  1. Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – Alessandro Vieira
  2. Comissão de Direitos Humanos – CDH | Alessandro Vieira
  3. Comissão de Serviços de Infraestrutura – CI | Alessandro Vieira
  4. Comissão de Meio Ambiente – CMA | Alessandro Vieira
  5. Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional – CRE  | Alessandro Vieira
  6. Comissão de Segurança Pública – CSP | Alessandro Vieira
  7. Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor – CTFC | Alessandro Vieira
  8. Comissão de Assuntos Econômicos – CAE | Alessandro Vieira
  9. Comissão de Assuntos Sociais – CAS | Alessandro Vieira
  10. Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE | Alessandro Vieira
  11. Grupo Parlamentar Brasil – Israel – GPISRAEL | Alessandro Vieira

Sobre o Compartilhado

O Gabinete Compartilhado foi idealizado em conjunto pelo senador Alessandro Vieira e pelos deputados federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni após as eleições de 2018, sendo uma iniciativa inovadora no Congresso Nacional.

A equipe atua em projetos definidos e priorizados em conjunto pelos parlamentares, além de trabalhar na articulação e orientação política em alguns estágios do processo legislativo, buscando eficiência e segurança no trabalho, de maneira complementar à atuação particular de cada parlamentar.

As ações são construídas com a participação de todos os seus membros, em um processo técnico e estratégico de análise, desenho, revisão e aperfeiçoamento até o produto final. Ainda que seja uma iniciativa coletiva, não existe a necessidade de consensos definitivos, fechamento de questão ou quaisquer outras obrigações nesse sentido, uma vez que os mandatos são individuais e independentes.

Veja também

Homem agride ex-esposa com socos e cadeirada dentro de bar; veja vídeo

Leandro Moreira da Silva está foragido e é procurado pela polícia Um homem, de 42 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!