sábado 6 de julho de 2024
Deputados Euclides Fernandes (PT), José de Arimateia (Republicanos), Marcinho Oliveira (UB) e Raimundinho da JR (PL) Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Parlamentares da AL-BA saúdam o Dia Internacional da Mulher
quarta-feira 8 de março de 2023 às 09:18h

Parlamentares da AL-BA saúdam o Dia Internacional da Mulher

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Os deputados estaduais Euclides Fernandes (PT), José de Arimateia (Republicanos), Marcinho Oliveira (UB) e Raimundinho da JR (PL) saíram na frente, ainda nesta última terça-feira (7), ao homenagear o Dia Internacional da Mulher, que ocorre todo 8 de março, ao apresentar moções de congratulações, protocoladas na Secretaria Geral da Mesa.

Euclides avaliou que o dia é “bastante reverenciado nos dias de hoje para homenagear as mulheres que lutaram e lutam insistentemente neste mundo machista para progredir e conseguir um lugar de destaque na sociedade”. A data foi definida em 1975, pela Assembleia Geral da ONU.

“Nos dias atuais, as mulheres continuam lutando pela igualdade social e para acabar com o privilégio que os homens impuseram, procurando colocar as mulheres sempre em segundo plano”, disse. A cada dia, elas “sobem mais um degrau”, afirma o petista, para quem, na política, a mulher tem conseguido “disputar palmo a palmo com os homens” os postos mais privilegiados.

Euclides Fernandes salientou que, no Parlamento baiano, há dez mulheres “realizando um excepcional trabalho”. Ele ressaltou ainda que “o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está se mobilizando para criar parâmetros legais a fim de igualizar os salários e remunerações das mulheres no nosso Brasil. Fato que guarda todo nosso apoio”.

Republicanas

A moção de Arimateia também fala sobre o surgimento da data e o que ela simboliza na luta histórica das mulheres para terem suas condições igualadas às dos homens. “Em princípio, essa data remetia à reivindicação por equiparação salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não somente contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência”, disse.

Arimateia destacou ainda que as mulheres foram autorizadas a ingressarem nos colégios somente em 1827, a partir de quando puderam estudar além da escola primária. “Com isso, elas viram que os seus direitos deveriam ser garantidos e respeitados. A mulher passou a ser defendida como inteligente e merecedora do respeito de forma igualitária e, a partir daí, começaram a subir importantes degraus na sociedade como, por exemplo, o acesso ao ensino superior, a criação do primeiro partido político feminino, o direito ao voto, entre outros”, enumerou o deputado. O deputado pediu que sua moção fosse levada ao conhecimento das Mulheres Republicanas da Bahia.

Símbolo de luta

Marcinho Oliveira (UB) apresentou uma moção de congratulações pela passagem do Dia Internacional da Mulher. “Esta data é um símbolo de luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, o dia remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza também a luta contra o machismo e a violência”, destacou.

O documento lembra que recentemente foi publicado um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostrando que o rendimento médio mensal das mulheres no mercado de trabalho brasileiro é 21% menor do que o rendimento dos homens. Ou seja: R$ 3.305 para elas e R$ 2.909 para eles.

O legislador ressalta que os dados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo IBGE no terceiro trimestre de 2022, confirmam que o enfrentamento em relação à desigualdade salarial entre os gêneros é uma batalha feminina constante.

De acordo com o parlamentar, o tema do Dia Internacional da Mulher-2023, “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, está alinhado com as questões de inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres. “Apresento esta homenagem às valorosas mulheres, notadamente as mulheres baianas, que merecem ser mencionadas e aplaudidas em reconhecimento dos seus desempenhos na luta diária pelos direitos da mulher em sua mais ampla expressão”, manifestou o deputado.

Na moção de Raimundinho da JR (PL), o parlamentar solicitou à Casa que dê ciência da homenagem às secretarias e escolas estaduais e municipais, além de legisladoras da ALBA e das câmaras de vereadores de municípios baianos. Para o deputado, a história mostrou que, graças à luta de mulheres no passado, através de movimentos para a sua liberdade e emancipação, hoje se pode observar avanços na sociedade. “Parabéns a todas as mulheres, não só pelo dia 8 de março, mas pelos seus 365 dias.

Veja também

Bolsonaro tem que responder pelos crimes pelos quais foi indiciado, afirma Padilha

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou nesta última sexta-feira (5) em entrevista …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!