domingo 22 de dezembro de 2024
Bolsonaro discursa na Cúpula do ClimaBolsonaro discursa na Cúpula do Clima | Reprodução de TV
Home / NOTÍCIAS / Parlamentares cobram em carta compromisso de Bolsonaro com agenda ambiental anunciada na Cúpula do Clima
sexta-feira 23 de abril de 2021 às 11:03h

Parlamentares cobram em carta compromisso de Bolsonaro com agenda ambiental anunciada na Cúpula do Clima

NOTÍCIAS


Cerca de 20 parlamentares que integram a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) aproveitaram conforme publicou a colunista Bela Megale a realização da Cúpula do Clima para divulgar uma carta aberta endereçada a Jair Bolsonaro em que cobram que o presidente assuma compromissos e metas no combate ao desmatamento, principal responsável pelas emissões de gases de efeito estufa no país.

O documento, assinado por 15 deputados federais e quatro senadores do RAPS, aponta conforme a colunista a importância do Brasil adotar uma a agenda do clima e os impactos disso na economia do país. A carta destaca quatro pontos prioritários para que o governo consiga reduzir o desmatamento. Eles são focados na restruturação das metas do Acordo de Paris, na implementação do Código Florestal, na ampliação da fiscalização e na punição dos ilícitos ambientais e na transparência de dados.

– O presidente jamais conseguirá alcançar as ousadas metas de neutralidade climática em 2050 e zero desmatamento ilegal em 2030 se não aplicar regras de transparência e punição implacável a quem comete ilícitos ambientais – disse o deputo federal e vice-presidente da Câmara Marcelo Ramos (PL-AM), que é membro da rede RAPS.

Mônica Sodré, diretora-executiva do grupo, destacou que as metas anunciadas ontem por Bolsonaro na Cúpula do Clima precisam vir acompanhadas de ações concretas.

– Retomar as operações de fiscalização e aplicação de penalidades, fortalecer os órgãos de controle e não permitir a aprovação de nenhuma legislação que coloque em risco o Código Florestal. Uma nova economia e uma nova geopolítica estão em curso, são assentadas no clima, e nós estamos ficando pra trás – afirmou ela.

No Brasil, cerca de dois terços das emissões de gases de efeito estufa tem origem nas mudanças no uso do solo e do desmatamento que, sozinho, responde por 40% disso. Um relatório do Imazon mostra que março de 2021 registrou o maior desmatamento para o período em de anos, com um aumento de 216% na comparação com o mesmo mês de 2020.

Veja também

IVA: Entenda por que há bons motivos para celebrar a reforma tributária

A Reforma Tributária com a aprovação na terça-feira (17) pelo Congresso Nacional do Projeto de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!