domingo 26 de janeiro de 2025
Bolsonaro discursa na Cúpula do ClimaBolsonaro discursa na Cúpula do Clima | Reprodução de TV
Home / NOTÍCIAS / Parlamentares cobram em carta compromisso de Bolsonaro com agenda ambiental anunciada na Cúpula do Clima
sexta-feira 23 de abril de 2021 às 11:03h

Parlamentares cobram em carta compromisso de Bolsonaro com agenda ambiental anunciada na Cúpula do Clima

NOTÍCIAS


Cerca de 20 parlamentares que integram a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) aproveitaram conforme publicou a colunista Bela Megale a realização da Cúpula do Clima para divulgar uma carta aberta endereçada a Jair Bolsonaro em que cobram que o presidente assuma compromissos e metas no combate ao desmatamento, principal responsável pelas emissões de gases de efeito estufa no país.

O documento, assinado por 15 deputados federais e quatro senadores do RAPS, aponta conforme a colunista a importância do Brasil adotar uma a agenda do clima e os impactos disso na economia do país. A carta destaca quatro pontos prioritários para que o governo consiga reduzir o desmatamento. Eles são focados na restruturação das metas do Acordo de Paris, na implementação do Código Florestal, na ampliação da fiscalização e na punição dos ilícitos ambientais e na transparência de dados.

– O presidente jamais conseguirá alcançar as ousadas metas de neutralidade climática em 2050 e zero desmatamento ilegal em 2030 se não aplicar regras de transparência e punição implacável a quem comete ilícitos ambientais – disse o deputo federal e vice-presidente da Câmara Marcelo Ramos (PL-AM), que é membro da rede RAPS.

Mônica Sodré, diretora-executiva do grupo, destacou que as metas anunciadas ontem por Bolsonaro na Cúpula do Clima precisam vir acompanhadas de ações concretas.

– Retomar as operações de fiscalização e aplicação de penalidades, fortalecer os órgãos de controle e não permitir a aprovação de nenhuma legislação que coloque em risco o Código Florestal. Uma nova economia e uma nova geopolítica estão em curso, são assentadas no clima, e nós estamos ficando pra trás – afirmou ela.

No Brasil, cerca de dois terços das emissões de gases de efeito estufa tem origem nas mudanças no uso do solo e do desmatamento que, sozinho, responde por 40% disso. Um relatório do Imazon mostra que março de 2021 registrou o maior desmatamento para o período em de anos, com um aumento de 216% na comparação com o mesmo mês de 2020.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!