A passagem do aniversário de 90 anos da deputada federal Luiza Erundina de Sousa, celebrado no 30 de novembro, foi comemorada pelo deputado Hilton Coelho (Psol) em moção de aplausos inserida na Ata dos Trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
No documento, o parlamentar descreveu a trajetória da militante política, nascida em 1934, na cidade de Uiraúna, Paraíba. “Mulher de coragem e trajetória exemplar, dedicou sua vida à política e à luta pelos direitos sociais. Iniciou sua carreira pública em 1958, ao assumir o cargo de secretária de Educação de Campina Grande, Paraíba. Em 1971, mudou-se para São Paulo devido à perseguição da ditadura militar. No ano de 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e, em 1982, foi eleita vereadora em São Paulo. Quatro anos depois, em 1986, tornou-se deputada estadual e, em 1988, fez história ao ser eleita a primeira mulher prefeita da capital paulista”, detalhou o parlamentar.
Ele afirmou que “Erundina é lembrada por sua gestão inovadora e inclusiva como prefeita, marcada por iniciativas como os mutirões para a construção de moradias populares, a proposta de Tarifa Zero no transporte público, a valorização de servidores e professores – com Paulo Freire como secretário de Educação – e conquistas simbólicas, como a construção do Sambódromo do Anhembi”. O deputado disse ainda que Erundina também se destacou na defesa dos camelôs, na liberação de manifestações culturais da juventude, como o skate, e na valorização da cultura popular.
Conforme lembrou Hilton Coelho, em 1993, durante o governo Itamar Franco, Erundina assumiu o cargo de ministra da Secretaria da Administração Federal. Em 1998, já filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleita deputada federal por São Paulo, cargo que ocupa desde 1999. “Sua atuação parlamentar tem sido pautada pela ética, pelo compromisso com a justiça social e pela defesa incansável das minorias e dos excluídos”, disse o legislador baiano.
Hilton Coelho citou ainda que, ao longo de sua notável trajetória, Erundina desempenhou papéis relevantes em comissões importantes, como a Comissão Especial da PEC-181/2015 e a Comissão Externa sobre o Zika Vírus, além de atuar em prol da reforma política e da regularização fundiária urbana e rural. Por fim, ele destacou que, desde 2016, a deputada está filiada ao PSOL, partido no qual encontrou um espaço alinhado aos seus ideais.
“Exemplo de honestidade, ética e coragem, Luiza Erundina é uma referência de mulher que nunca recuou diante das adversidades e que permanece firme na luta por um Brasil mais justo e inclusivo. Parabenizamos Luiza Erundina por seus 90 anos de vida, celebrando sua trajetória inspiradora e sua contribuição inestimável para o país. Que sua força, perseverança e compromisso com os mais vulneráveis sigam como exemplo para as futuras gerações”, concluiu Hilton Coelho.