O deputado estadual Dr. Diego Castro (PL) quer tornar obrigatória a exibição, na página oficial da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em sua tela inicial, das informações atualizadas sobre crimes cometidos contra a vida dos profissionais de segurança pública, incluindo policiais militares, civis e agentes penitenciários. Em projeto de lei que protocolou na Assembleia Legislativa, ele afirmou que a violência na Bahia é crescente e que o Estado, atualmente, abriga um grande número de facções criminosas. “Com o avanço da criminalidade, o número de atentados contra a vida dos policiais também tem aumentado”, mas, “em razão de uma inversão dos parâmetros éticos e morais, há uma subnotificação destes casos”, disse.
Seu projeto, justificou, visa promover a transparência e facilitar o acesso da sociedade a informações “de relevante interesse público”, contribuindo para o aprimoramento das políticas de segurança e proteção desses “guerreiros e guerreiras que, muitas vezes, doam suas vidas em prol da defesa de outras vidas e da paz social”. Ele também disse que as estatísticas acerca da violência praticada contra os profissionais de segurança pública “são praticamente inexistentes, e necessitamos desta análise, inclusive para viabilizar o debate e produção de leis que reduzam esses índices”.
No entendimento do autor, sua proposição traria benefícios concretos, como monitoramento e transparência; auxílio em políticas públicas e informação à população. “Com a sociedade tendo acesso a informações detalhadas sobre a situação de segurança desses profissionais, haverá mais compreensão, valorização da categoria e apoio às medidas de proteção para esses servidores”, acredita o deputado.