O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) que interceda junto aos órgãos competentes para que seja realizada a implementação de exames gratuitos para detecção de deficiência auditiva em crianças na rede pública estadual de saúde.
Na indicação, encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o parlamentar argumentou que a detecção precoce de deficiência auditiva em crianças é essencial para garantir o pleno desenvolvimento de habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização. “No entanto, muitas crianças não têm acesso a esse tipo de exame por falta de estrutura ou recursos financeiros, agravando as desigualdades no acesso à saúde”, acrescentou.
Pedro Tavares afirmou que a indicação visa a inclusão do serviço nos procedimentos obrigatórios da rede pública de saúde, preferencialmente nas maternidades e hospitais, antes da alta hospitalar dos recém-nascidos. Recomendou ainda que sejam estabelecidas parcerias com instituições privadas que recebem recursos públicos estaduais, garantindo a gratuidade e acessibilidade do exame.
“Ao adotar essa medida, o Estado da Bahia estará promovendo ações preventivas que asseguram um melhor prognóstico para crianças diagnosticadas precocemente, permitindo-lhes uma qualidade de vida mais digna e igualitária”, concluiu o deputado.