segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Parlamentar baiana pede ao governo do estado e ao Ministério da Infraetsrutura reforma no aeroporto de Teixeira de Freitas
terça-feira 22 de fevereiro de 2022 às 09:41h

Parlamentar baiana pede ao governo do estado e ao Ministério da Infraetsrutura reforma no aeroporto de Teixeira de Freitas

NOTÍCIAS


Segundo a deputada, o terminal, que teve a operação de voos comerciais suspensa, necessita de equipamentos que viabilizem o pouso e decolagem das aeronaves

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) solicitou ao governo do estado e ao Ministério da Infraestrutura (MInfra) a realização de obras de manutenção e reforma no Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, com o objetivo de permitir a operação de voos comerciais regulares, em todos os turnos. A parlamentar destaca que o terminal atende à região do Extremo Sul da Bahia, o nordeste de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.

Contudo, devido à ausência de infraestrutura adequada no aeroporto, a operação de voos comerciais foi suspensa pela companhia aérea que operava no local. Segundo a deputada, o terminal necessita de equipamentos que viabilizem o pouso e decolagem das aeronaves, sobretudo quando as condições climáticas e de visibilidade encontram-se adversas, visando garantir a total segurança na operação dos voos comerciais.

“São necessários investimentos na ampliação do Pátio de Aeronaves, na reforma e ampliação do Terminal de Passageiros, bem como o alargamento da pista, de forma a aumentar a capacidade instalada neste aeroporto, servindo com maior eficiência e amplitude o município de Teixeira de Freitas e todo o Extremo Sul da Bahia, nomeadamente as cidades que se encontram localizadas num raio de 100 quilômetros deste aeroporto”, afirmou.

Kátia Oliveira destaca que a existência de aeroportos estruturados – que estejam aptos a operar táxi aéreo e voos comerciais no período diurno e noturno – contribui exponencialmente para a expansão da atividade turística e dos demais serviços relacionados a este setor. “Vale registrar que, entre 2010 a 2018, o crescimento médio anual nas cidades servidas por aviação foi de 2,08%, enquanto as cidades sem aviação cresceram 1,61%”, informou.

De acordo com a parlamentar, é preciso adequar o aeroporto às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!