domingo 26 de janeiro de 2025
Pedro Veniss: ferida em cavalo desclassifica equipe de saltos do Brasil em Paris-2024 — Foto: CBH - Confederação Brasileira de Hipismo
Home / NOTÍCIAS / Paris-2024: equipe de saltos do hipismo do Brasil é desclassificada por ferida em cavalo
quinta-feira 1 de agosto de 2024 às 08:50h

Paris-2024: equipe de saltos do hipismo do Brasil é desclassificada por ferida em cavalo

NOTÍCIAS, OLIMPÍADA DA FRANÇA


A equipe brasileira de saltos do hipismo foi desclassificada da disputa por equipes dos Jogos Olímpicos de Paris nesta quinta-feira (1º). A punição aconteceu após ser identificada uma ferida no cavalo de Pedro Veniss (animal batizado de Nimrod de Muze), que havia zerado a sua volta, a primeira do Brasil nas eliminatórias dos saltos. Os brasileiros entraram com recurso.

A notícia da desclassificação demorou a sair. E deu tempo de Stephan Barcha completar a sua volta, com uma falta, na competição que é realizada nos Jardins do Chateau, do Palácio de Versalhes. Mas ao fim da segunda rodada, o Brasil apareceu na classificação como desclassificado — Rodrigo Pessoa nem chegou a competir. Como a regra atual não tem mais descarte, o time todo está desclassificado. A desclassificação foi um balde de água fria na equipe que tinha chances reais de medalha.

Após a volta de Veniss, segundo fontes, o cavalo não estava sangrando. Mas tinha uma espécie de assadura, que pode ter sido causada pelo contato com a barrigueira. Uma segunda avaliação então foi feita, quando foram encontrados vestígios de sangue.

Pedro Veniss e sua montaria estão desclassificados também da prova individual. Já Stephan Bacha, Rodrigo Pessoa e Yuri Mansur estão mantidos no individual.

Pedro Veniss e sua montaria também foram desclassificados no individual — Foto: Reprodução / Instagram
Pedro Veniss e sua montaria também foram desclassificados no individual — Foto: Reprodução / Instagram

Em Pequim, Pedro Veniss era reserva do Brasil até a lesão do cavalo de Doda Miranda obrigá-lo a entrar em ação. O desfecho não foi dos melhores: ainda nas eliminatórias, Veniss foi derrubado pelo animal que montava após tentar saltar um obstáculo. O incidente tirou as chances de medalha do time brasileiro. Na edição seguinte, em Londres-2012, o dono do cavalo não autorizou a participação, deixando o cavaleiro brasileiro fora da Olimpíada.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!