A tarde da quinta-feira (7) foi marcada por muitos aprendizados na Baía de Todos-os-Santos, onde crianças entre 10 e 14 anos, matriculadas na rede municipal de ensino, participaram de uma aula de canoagem. A atividade faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Yacht Clube da Bahia (YCB), dentro do projeto Salvador Social Clube.
Cerca de 50 estudantes têm a oportunidade de desfrutar das atividades náuticas gratuitas, incluindo, além da canoagem, aulas de vela. O projeto, que ocorre de segunda a quinta-feira no tradicional clube, na Ladeira da Barra, visa não apenas promover a prática esportiva, mas também transmitir conhecimento para as futuras gerações.
Os alunos são beneficiados com toda a infraestrutura disponível YCB, que inclui desde salas de aula climatizadas até recursos audiovisuais e apoio náutico, como botes infláveis motorizados. Além disso, o clube disponibiliza materiais e equipamentos necessários, transporte, lanche e uniformes para os participantes. Todos os equipamentos utilizados nas aulas são os mesmos empregados por competidores profissionais.
O assistente de Marketing do YCB, Mateus Ceuta, expressou a importância da ação. “Essa parceria nossa com a Prefeitura vem a calhar com a filosofia que o clube já tem em relação à prestação de serviços não só para os associados, mas também para a comunidade. Para a gente, é um privilégio receber os alunos, que, com certeza um dia, vão despontar como grandes campeões de vela e canoagem”, contou.
O projeto não apenas oferece atividades esportivas, mas também inspira os alunos a sonharem alto. É o caso da aluna Sophia Braga, de 12 anos, matriculada na Escola Municipal São Domingos Sávio, em Ondina, que já vislumbra competir em grandes torneios.
“Essas aulas nos dão oportunidade. É uma parceria bem legal. Tenho gostado muito. Aprendemos muitas coisas com os professores. Gosto quando o mar está com mais ondas, mais agitado, por ser mais radical”, disse Sophia, bastante animada.
Funcionamento
O Salvador Social Clube é um programa conjunto que engloba as secretarias de Educação (Smed) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), além da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Através de um convênio firmado com os clubes sociais, as práticas esportivas são oferecidas aos alunos gratuitamente. Em contrapartida, a Prefeitura concede isenção de IPTU para os clubes participantes.
A iniciativa busca proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino aulas gratuitas de iniciação em diferentes modalidades. Aproximadamente 700 crianças já integram o programa.