A experiência vivenciada durante dez anos de parceria entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) com o Senai na profissionalização e inserção de pessoas para atuarem nas fazendas da região, por meio do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa, foi apresentada a representantes de 19 municípios do Oeste, durante o lançamento do Educação de Jovens e Adultos – EJA Profissionalizante, uma iniciativa do Senai Barreiras. Os resultados obtidos na parceria, que, atualmente, garante a oferta de 300 cursos em diferentes áreas profissionais e já oportunizou a formação da mão de obra a milhares de pessoas, foram socializados entre os presentes pelo gerente do CT Abapa, Douglas Fernandes.
“Somente este ano, já passaram pelos treinamentos oferecidos no CT, 15 mil alunos, e mostrar iniciativas como esta, que atendem o interesse social da região permitindo novas oportunidades e um ingresso mais rápido ao mercado de trabalho, especialmente nas fazendas, reflete o compromisso da Abapa com a responsabilidade social no Oeste”, disse Douglas. O evento potencializou aos representantes municipais a contribuição de parceiros no incremento das atividades do Sistema S e a percepção sobre a importância de a gestão pública estar presente nesta inclusão, com ênfase sobre a educação.
“Esta parceria com a Abapa é fundamental para o desenvolvimento do próprio Senai, na região Oeste, na qualificação de pessoas para atender o mercado de trabalho e evitar importar mão de obra de outros lugares. Então, este papel da Abapa precisa ser visto como modelo de inclusão por gestores de toda a região, para que seja replicado”, destacou a gerente regional do Senai Oeste, Dalita Dutkievicz. A oferta de cursos do Centro de Treinamento é dinâmica, renovada a partir das demandas apresentadas pelos produtores, e se reverte em mão de obra com certificação de qualidade reconhecida pelo mercado.