Uma interrupção global de tecnologia estava interrompendo operações em vários setores nesta sexta-feira (19), com companhias aéreas interrompendo voos, algumas emissoras fora do ar e todos os setores, desde bancos até assistência médica, foram afetados por problemas no sistema.
American Airlines (AAL.O), abre uma nova aba, Delta Airlines (DAL.N), abre uma nova aba, United Airlines (UAL.O), abre uma nova abae Allegiant Air (ALGT.O), abre uma nova abavoos aterrados alegando problemas de comunicação. A ordem veio logo após a Microsoft (MSFT.O), abre uma nova abadisse que resolveu a interrupção dos serviços de nuvem que afetou diversas operadoras de baixo custo, embora não tenha ficado imediatamente claro se isso estava relacionado.
“Uma interrupção de software de terceiros está impactando sistemas de computadores em todo o mundo, incluindo na United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos segurando todas as aeronaves em seus aeroportos de partida”, disse a United em um comunicado. “Voos já decolados continuam para seus destinos.”
O governo da Austrália disse que as interrupções sofridas pela mídia, bancos e empresas de telecomunicações parecem estar relacionadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike (CRWD.
De acordo com um alerta enviado pela Crowdstrike aos seus clientes e revisado pela Reuters, o software “Falcon Sensor” da empresa está fazendo com que o Microsoft Windows trave e exiba uma tela azul, conhecida informalmente como “Tela Azul da Morte”.
O alerta, que foi enviado às 05h30 GMT de sexta-feira, também compartilhou uma solução manual para corrigir o problema.
Um porta-voz da Crowdstrike não respondeu aos e-mails ou ligações solicitando comentários.
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Não houve informações que sugerissem que a interrupção foi um incidente de segurança cibernética, disse o gabinete da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, em uma publicação no X.
As interrupções se espalharam por toda parte.
O setor de viagens foi um dos mais afetados, com aeroportos ao redor do mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários aeroportos espanhóis relatando problemas com seus sistemas e atrasos.